Novos golpes no Brasil usam Coronavírus como isca e já atingiram milhares de usuários pelo WhatsApp

Por Metro Jornal

Novos golpes no Brasil, que usam o Coronavírus como isca, já atingiram milhares de usuários pelo WhatsApp em um curto período de tempo.

dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, detectou 19 golpes e 6 aplicativos maliciosos que utilizam o covid-19 e o período de quarentena para oferecer falsos benefícios para a população.

Como revelado, as supostas ofertas contemplam itens como kits de máscaras e álcool em gel, assinaturas grátis em serviços de streaming e até pagamento extra para beneficiários do Bolsa Família. Em 7 dias de circulação, os golpes, juntos, já atingiram mais de 2 milhões de brasileiros e os números de acesso não param de crescer.

Segundo Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, grande parte dos links maliciosos têm o objetivo de roubar dados pessoais e financeiros das vítimas ou levá-las à páginas falsas para visualizar publicidades excessivas.

“Para tornar o ataque mais verídico, alguns golpes se aproveitam de ações reais que grandes empresas e o governo estão realizando para enfrentar o Coronavírus, como a doação de álcool em gel e pagamento de benefícios à população. E a tendência é que o número de ataques e de vítimas aumente nos próximos dias, principalmente em decorrência do agravamento da situação do país neste momento de crise”, explica Simoni.

Ainda de acordo com o dfndr lab, além dos golpes, os cibercriminosos também estão disseminando centenas de fake news sobre a doença na internet. Estima-se que 42,5 milhões de brasileiros já receberam ou acessaram fake news sobre Coronavírus.

Como se proteger

  • Desconfie de informações sensacionalistas e busque fontes confiáveis.
  • Tenha cuidado ao clicar em links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais.
  • Utilize soluções de segurança no celular. Opte também por ferramentas de checagem de links.

Com informações da PSafe.

LEIA TAMBÉM: 

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo