8 alimentos para aumentar a imunidade

Por Metro Jornal

Em tempos de pandemia de coronavírus, é de extrema importância cuidar da saúde para evitar o contágio. Uma das ações necessárias é se alimentar de forma correta para aumentar a eficácia do sistema imunológico. Confira algumas dicas da nutricionista Nayara Massunaga para elevar sua imunidade de forma natural.

Frutas cítricas

Laranja, acerola e kiwi são algumas frutas ricas em vitamina C, substância antioxidante que aumenta a resistência do organismo. Então nada de beliscar doces entre as refeições: opte pela fruta. Vai valer a pena.

laranja Reprodução/ Pixabay

Vegetais verde escuro

Alimentos como brócolis, couve e espinafre são ricos em ácido fólico, um nutriente que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

brocolis Reprodução/ Pixabay

Alho

O alho é um dos temperos mais utilizados na gastronomia. Se você gosta do sabor, não utilize com moderação quando cozinhar. O alimento é rico em vitamina A, C e E, substâncias que são de extrema importância para o sistema imunológico.

alho Pixabay

Tomate

No molho, na salada ou entre as refeições: o tomate pode e deve ser consumido para ajudar no aumento da imunidade. O alimento é rico em licopeno, substância que atua no combate a doenças cardiovasculares ao remover radicais livres do organismo.

tomate Reprodução/ Pixabay

Pimenta

Que tal apimentar um pouco suas refeições e, ainda por cima, aumentar a eficácia do sistema imunológico? Se usada com moderação, a pimenta pode ser benéfica à saúde. O alimento é fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, que por sua vez protege o organismo de infecções.

pimenta vermelha Pixabay

Própolis

São diversos os estudos que afirmam a eficácia do própolis contra vírus, bactérias e fungos. Ele contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico. O própolis ativa a resposta imune na produção de citocinas, substância que modula os mecanismos da imunidade.

própolis Pixabay

Zinco

Alimentos ricos em zinco são aliados do nosso organismo. Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha e grão de bico, possuem o nutriente, que combate resfriados, gripes e outras doenças relacionadas ao sistema imunológico.

feijão pixabay

 

Abacate

O abacate tem muito Ômega 3, substância que ajuda no melhor funcionamento do cérebro, já que estimula a circulação do sangue e aumenta a capacidade de concentração. Além disso, ele é rico em vitamina E, importante nutriente que auxilia o sistema imune.

abacate Reprodução/ Pixabay
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