Estilo de Vida

4 dicas de ouro para fazer seu filho estudar em casa (pelo menos 2 horas por dia)

Nem sempre é fácil argumentar com as crianças que elas precisam estudar. Em tempo de isolamento social, então, essa tarefa pode ser ainda mais difícil. Muitos pais, inclusive, se perguntam se devem mesmo manter uma prática de estudos nesta fase de «quarentena» por causa do coronavírus. A pedagoga Taís Bento diz que sim. «Durante o período em que as escolas estiverem fechadas, é fundamental que as crianças e adolescentes mantenham uma rotina diária que inclua atividades relacionadas aos estudos», diz ela, que é co-autora do livro “Socorro, meu filho não estuda!” e uma das fundadoras do site SOS Educação.

Para ajudar seu filho a manter um ritmo de estudos, veja que quatro medidas a adotar:

  1. Defina horários. Assim como na escola, faça com que as crianças estudem em casa, de segunda a sexta, no mesmo período em que estariam na escola. O ideal é reservar em torno de duas horas para isso, com pausas a cada trinta minutos. Estabeleça um horário de “entrada” e de “saída” para a criança saber o que precisa cumprir.
  2. Repita as tarefas. As crianças podem copiar atividades de suas próprias apostilas ou livros para outro caderno ou para folhas A4. Refazer as atividades as ajuda a reforçar e revisar o que aprenderam, assim como a praticar a escrita e manter o foco e a concentração.
  3. Faça leituras diárias. Reserve cerca de 20 minutos para ler com seu filho, no mínimo três vezes por semana. Para crianças menores, contar histórias também é interessante. Quanto maior a criança, maior pode ser o tempo de leitura.
  4. Promova brincadeiras. Com crianças menores, vale realizar atividades com jogos de tabuleiro, baralho, dominó, pintura e desenho, entre outras. Todas ela ajudem no desenvolvimento de habilidades como paciência, persistência e capacidade de concentração.
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos