Estilo de Vida

8 alimentos termogênicos para auxiliar o emagrecimento

Os alimentos termogênicos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e auxiliam no processo de emagrecimento. Confira sete deles para acrescentar na sua alimentação. Mas lembre-se, eles não fazem milagre. É preciso manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios regularmente.

1 – Canela

Além de ser termogênica, a canela tem ação antioxidante e anti-inflamatória. O alimento também melhora a digestão e ajuda a controlar o colesterol alto e a diabetes. A canela pode ser consumida em forma de chá ou adicionada em sucos, vitaminas, leite e café.

Recomendados

2 – Pimenta vermelha
Que tal apimentar a alimentação? A pimenta vermelha é rica em capsaicina, substância que atua no organismo como antioxidante e anti-inflamatória. Além de acelerar o metabolismo, o alimento também alivia a dor. O consumo indicado é de 3 gramas por dia. Se ingerida exageradamente pode causar queimação na boca e no estômago.

3 – Gengibre
Além de ser um alimento termogênico natural, o gengibre atua como antioxidante e anti-inflamatório por conta da substância gingerol. Com essas propriedades, o vegetal melhora o desempenho dos sistemas digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre pode ser consumido em forma de chá, acrescentado em
sucos ou como tempero a gosto.

4 – Peixes
Peixes como salmão e atum são ricos em ômega 3, substância que também ajuda a acelerar o metabolismo. Além disso, o alimento também melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo. O consumo deve ser feito de forma moderada.

5 – Laranja
O principal ativo termogênico na laranja está localizado no bagaço. Rico em pectina, que é uma fibra solúvel, o alimento age diminuindo a assimilação das gorduras. A laranja também é rica em sinefrina, substância responsável por diminuir o apetite, o que eleva a saciedade.

6 – Chá verde
Rico em flavonoides e cafeína, substâncias que aumentam o metabolismo e favorece a queima de gordura, o chá verde está entre as principais receitas termogênicas. Além disso, ele tem efeito diurético, o que ajuda a diminuir a retenção de líquidos. O ideal é consumir quatro ou cinco xícaras do chá por dia.

7- Café
Consumido principalmente coado com água fervente, o café acelera o metabolismo por ser rico em cafeína. O ideal é tomar até cinco xícaras de 150 ml ao dia sozinho ou com pão e biscoitos. É importante evitar o consumo à noite ou em casos de gastrite, pressão alta e insônia.

8 – Guaraná
Por conter cafeína, o guaraná é um dos principais alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo. O ideal é ser consumido em sucos e chás que possuem as mesmas funções, como chá verde ou de gengibre. A quantidade recomendada é de uma ou duas colheres de chá por dia, evitando o consumo à noite.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos