Estilo de Vida

Os principais Castelos para conhecer no Brasil

Não é preciso cruzar o Atlântico e viajar muitos quilômetros para viisitar castelos imponentes. No Brasil, de norte a sul, há diversas construções que encantam os visitantes.

Repletos de estilo e história, por aqui há castelos que remontam à colonização, outros da época do império e aqueles que são fruto dos desejos de grandeza dos seus proprietários abastados. A MaxMilhas selecionou alguns deles. Confira!

Castelo Zé dos Montes, Sítio Novo (RN)

Cartão postal do município potiguar de Sítio Novo, o Castelo Zé dos Montes leva o nome pelo qual é conhecido seu idealizador e construtor. Trata-se de uma impressionante construção de pedra e cal, contrastando com o verde da Serra da Tapuia.

Recomendados

Zé dos Montes afirma ter recebido instruções de Nossa Senhora para erguer o prédio, que tem em seu interior um altar para a santa, além de imagens de outros santos.

Castelo São João, Recife (PE)

Em estilo gótico, foi erguido em meio a uma reserva de mais de 70 mil metros quadrados de Mata Atlântica, no bairro da Várzea. É parte do Instituto Ricardo Brennand, colecionador pernambucano que acumulou uma das mais importantes coleções de armas brancas. São mais de 3 mil espadas, adagas, canivetes, além de armaduras de diversas partes do mundo.

Castelo do Batel, Curitiba (PR)

Inspirado nos castelos franceses da região do rio Loire, o Batel é um palacete urbano que marca a arquitetura de um dos bairros mais luxuosos de Curitiba. O palácio foi idealizado nos anos 40 pelo cafeicultor e cônsul honorário da Holanda Luís Guimarães.

Castelo da Ilha Fiscal, Rio de Janeiro (RJ)

Em plena Baía de Guanabara, este castelo sediou nada menos que o último baile do império, marcando o fim da monarquia no Brasil.

Castelo Garcia D’Ávila, Mata de São João (BA)

Além de ser uma das praias mais procuradas e encantadoras do litoral baiano, a Praia do Forte é também sede do único castelo do Brasil no sentido tradicional da palavra: residência fortificada de um nobre.

Foi erguido em 1551 por Garcia D’Ávila, filho do primeiro governador geral do Brasil, Tomé de Souza. A propriedade alcançava um território imenso, que ia até o Maranhão e compreendia cerca de um décimo do território brasileiro à época.

Castelo de Itaipava, Petrópolis (RJ)

Idealizado nos anos 1920 pelo barão português Rodolfo Smith de Vasconcellos, este castelo ostenta todo o luxo que a nobreza almeja. Construído em estilo neorenascentista, tem vitrais austríacos, portas e janelas em madeira de jacarandá e muito mármore italiano Carrara em seu interior.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos