Os principais Castelos para conhecer no Brasil

Por Nathalia Marques

Não é preciso cruzar o Atlântico e viajar muitos quilômetros para viisitar castelos imponentes. No Brasil, de norte a sul, há diversas construções que encantam os visitantes.

Repletos de estilo e história, por aqui há castelos que remontam à colonização, outros da época do império e aqueles que são fruto dos desejos de grandeza dos seus proprietários abastados. A MaxMilhas selecionou alguns deles. Confira!

Castelo Zé dos Montes, Sítio Novo (RN)

Cartão postal do município potiguar de Sítio Novo, o Castelo Zé dos Montes leva o nome pelo qual é conhecido seu idealizador e construtor. Trata-se de uma impressionante construção de pedra e cal, contrastando com o verde da Serra da Tapuia.

Zé dos Montes afirma ter recebido instruções de Nossa Senhora para erguer o prédio, que tem em seu interior um altar para a santa, além de imagens de outros santos.

View this post on Instagram

Boa noite pessoal Venho aqui expressar a minha tristeza sobre os últimos acontecimentos! O Castelo Zé Dos Montes teve início na década de1980, construído por um homem guerreiro e corajoso, que deu o seu nome à este lindo Castelo. "Castelo zé dos Montes"! Zé dos Montes não construiu essa obra com intenção para o turismo, mais a sua linda construção foi além das suas imaginações. À 35 anos de construção, o Castelo zé dos Montes encanta aquém nele vêm visitar. Todos ficam admirados como uma pessoa simples teve à inteligência para construir esse lindo Castelo. Zé dos Montes sabe que teve uma inspiração divina para construir a sua Capela, que logo mais se torno-se um lindo Castelo. Hoje o Castelo zé dos Montes teve uma visita da equipe do corpo de bombeiros, mais à equipe não veio por acaso não, foi através de uma denúncia. À equipe do corpo de bombeiros ao chegar no Castelo zé dos Montes falou que estava vindo por conta de uma denúncia que fizeram. O pessoal do corpo de bombeiros falam que falta algumas coisas para deixa melhor segurança para os visitantes do Castelo, eu já venho fazendo reparos no Castelo com o valor que cada pessoa pagam para visitar. À única renda que o Castelo zé dos Montes tem é uma pequena taxa de 10 reais para manter pelo menos o Castelo aberto ao público para visitas. Pelo que eu li uma postagem do Facebook hoje, deu à inteder que saiu da prefeitura de sítio Novo rn à denúncia. Falaram que era por quê estavam sendo precionando à prefeitura, e porisso que a prefeitura pediu à presença da inspeção. É complicado esta situação! A três anos eu venho pedindo auxílio de orientação à prefeitura para legalizar à questão de alvará do corpo de bombeiros, para que em momentos futuros alguém não questionasse. Levaram em banho maria e não me orientaram nesta situação. Todos que conhece o Castelo zé dos Montes sabe a importância que este Castelo tem para o município de sítio Novo rn e do estado do Rio Grande do Norte. Se por ventura vinhece a fechar as portas do Castelo zé dos Montes, seria um desastre para o turismo de sítio novo,pois sítio Novo só está no mapa do turismo através do Castelo zé dos Montes. Zé dos Montes ficou muito triste

A post shared by Castelo Zé Dos Montes (@castelozedosmontes.oficial) on

Castelo São João, Recife (PE)

Em estilo gótico, foi erguido em meio a uma reserva de mais de 70 mil metros quadrados de Mata Atlântica, no bairro da Várzea. É parte do Instituto Ricardo Brennand, colecionador pernambucano que acumulou uma das mais importantes coleções de armas brancas. São mais de 3 mil espadas, adagas, canivetes, além de armaduras de diversas partes do mundo.

View this post on Instagram

Esse é um dos lugares mais incríveis de Recife: o icônico Museu de Armas Castelo de São João. Um dos locais mais bacanas do @institutorb , possui uma das mais completas coleções de armas e armaduras do mundo, que se integram ao impressionante ambiente medieval. Eleito um dos museus mais visitados da América do Sul, a propriedade de Ricardo Brennand possui exposições permanentes e temporárias que valem a visita. • • #ViagemSemBagagem #Recife #InstitutoRicardoBrennand #museum #CasteloSaoJoao #castle #Pernambuco #Brasil #travelawesome #beautifuldestinations #travelling #bestvacations #trippics #instagood #exploringtheglobe #letsgoeverywhere #instadaily #travel #travelgram #beautiful #tagsforlikes #tags4likes #art #architecture

A post shared by Viagem Com Bagagem (@viagemcombagagemblog) on

Castelo do Batel, Curitiba (PR)

Inspirado nos castelos franceses da região do rio Loire, o Batel é um palacete urbano que marca a arquitetura de um dos bairros mais luxuosos de Curitiba. O palácio foi idealizado nos anos 40 pelo cafeicultor e cônsul honorário da Holanda Luís Guimarães.

Castelo da Ilha Fiscal, Rio de Janeiro (RJ)

Em plena Baía de Guanabara, este castelo sediou nada menos que o último baile do império, marcando o fim da monarquia no Brasil.

Castelo Garcia D’Ávila, Mata de São João (BA)

Além de ser uma das praias mais procuradas e encantadoras do litoral baiano, a Praia do Forte é também sede do único castelo do Brasil no sentido tradicional da palavra: residência fortificada de um nobre.

Foi erguido em 1551 por Garcia D’Ávila, filho do primeiro governador geral do Brasil, Tomé de Souza. A propriedade alcançava um território imenso, que ia até o Maranhão e compreendia cerca de um décimo do território brasileiro à época.

Castelo de Itaipava, Petrópolis (RJ)

Idealizado nos anos 1920 pelo barão português Rodolfo Smith de Vasconcellos, este castelo ostenta todo o luxo que a nobreza almeja. Construído em estilo neorenascentista, tem vitrais austríacos, portas e janelas em madeira de jacarandá e muito mármore italiano Carrara em seu interior.

View this post on Instagram

Hoje é comemorado o Dia Nacional dos Castelos em Portugal. Por aqui a data não é considerada, mas para o Castelo de Itaipava vale a lembrança, pois os blocos de pedra da nossa construção vieram de lá. Sendo assim, temos um pouquinho do "sangue" português. ⠀ ⠀ Aproveite a data para conhecer e apreciar essa obra arquitetônica de 1920 e se apaixonar pelos encantos do único Castelo em estilo medieval com toque normando clássico das Américas.⠀ ⠀ _________________⠀ * Menores de 5 anos têm entrada gratuita. Idosos maiores de 65, crianças de 6 a 10 anos e moradores de Petrópolis pagam meia-entrada (estes últimos mediante comprovante de residência)⠀ (24) 2223.9292 | (21) 9.8669.1034 (WhatsApp)⠀ www.castelodeitaipava.com.br

A post shared by Castelo de Itaipava (@castelodeitaipava) on

Loading...
Revisa el siguiente artículo