Estilo de Vida

Golpe do WhatsApp clonado é difundido por cibercriminosos

Bruna Mereu/Pixabay

Apesar de não ser uma prática nova, uma modalidade de golpe vem ganhando destaque no Brasil: a clonagem do aplicativo de mensagens WhatsApp.

ANÚNCIO

De acordo com uma pesquisa realizada pela PSafe, desenvolvedora dos aplicativos dfndr, quase 9 milhões de brasileiros já tiveram o app clonado.

Como funciona o golpe 

Recomendados

“Para clonar uma conta, o cibercriminoso cadastra indevidamente o número de telefone do usuário em outro dispositivo e, após esse processo, um SMS contendo um código de liberação de acesso é enviado ao celular da vítima.

Depois, ela é induzida a fornecer esse código ao hacker e, em seguida, a sua conta de WhatsApp é bloqueada”, relata o diretor do laboratório, Emilio Simoni.

Ao ter livre acesso ao seu app, o hacker pode se passar por você para aplicar golpes em seus amigos e familiares. Por isso, Emilio alerta que o usuário jamais deve informar o código de liberação de acesso do app que ele recebe para terceiros.

Além disso, é recomendável ativar a autenticação de dois fatores, disponível no próprio app, para aumentar a segurança da conta. Para ativar, abra o WhatsApp e toque em Configurações > Contas > Confirmação em duas etapas.

Com informações da Psafe

LEIA TAMBÉM: 

Tags

Últimas Notícias