Estilo de Vida

As terapias orientais utilizadas para auxiliar no tratamento de dores no corpo

A medicina chinesa conta com técnicas milenares e que são utilizadas para auxiliar no tratamento de dores no corpo. Segundo a crença chinesa, qualquer desarmonia detectada no sistema energético, é sinal do começo de um processo de adoecimento, que com o passar do tempo agride o corpo e provoca dores.

O desequilíbrio mencionado pode ser gerado por diversos fatores, como estresse diário, má alimentação, emoções reprimidas e cansaço. Para Beatriz Lopes Ferraz Elias, diretora do Arya Concept SPA, em Ribeirão Preto (SP), “as terapias deixaram de ser práticas exóticas e cercadas de misticismo para se tornarem verdadeiras aliadas contra as tensões do corpo”.

Para combater o desequilibro, o Arya, por exemplo, utiliza acupuntura, auriculoterapia, massagem ayurvédica, shirodhara, mubun dashim, tok sem mobá, massagem thailandesa, reflexologia podal, reiki e shiatsu.

Recomendados

As terapias orientais para tratamento de dores no corpo

Acupuntura: a acupuntura consiste na colocação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar problemas de desordem física, emocional e energética.

Auriculoterapia: consiste em colocar semente de mostarda em pontos na orelha. Com a estimulação de pontos específicos, é possível, segundo a clínica, tratar inúmeros problemas, tanto físicos quanto emocionais como dores, stress, ansiedade, depressão, entre outros.

Massagem Ayurvédica: técnica que consiste em uma massagem em todo o corpo com óleo vegetal aquecido que nutre e revitaliza os tecidos corporais. Essa massagem, segundo a clínica, promove o equilíbrio entre o corpo e a mente por meio da identificação dos doshas corporais.

Shirodhara: terapia que proporciona um relaxamento profundo. O fluxo de óleo aquecido derramado sobre a testa acalma o funcionamento cerebral, podendo levar a um estado de meditação. Nutre os canais energéticos e é indicado para diversos problemas como insônia, depressão, irritabilidade, ansiedade e estresse.

Mubun dashim: acupuntura abdominal japonesa. Assim como as orelhas e os pés, o abdômen também é considerado um microssistema e, portanto, reflete o corpo inteiro. Com pequenos martelos e pinos de madeira, faz-se leves percussões em todas as áreas do abdômen com o intuito de restabelecer a harmonia energética e combater dores.

Tok sem mobá: técnica xamânica que consiste em aplicar leves batidas rítmicas com martelos e pinos de madeira nos locais de dor e nas áreas reflexas do corpo.

Massagem thailandesa: são realizadas leves torções, alongamentos e pressões alternadas, com o intuito de fazer desbloqueios do fluxo energético e entrar em profundo relaxamento.

Reflexologia podal: massagem nos pés visa o tratamento através de pontos reflexos encontrados. Nos pés existem pontos que correspondem os órgãos vitais e regiões do corpo como um mapa em miniatura.

Reiki: terapia natural que utiliza símbolos e a imposição das mãos para harmonizar e regularizar a energia do corpo. A ativação do fluxo de energia gera benefícios ao organismo e à mente, como a elevação da consciência, retomada da sensação de bem-estar pleno e organização dos pensamentos.

Shiatsu: busca equilibrar e tratar as energias internas para uma melhora natural e progressiva. É realizada por meio de pressão com mãos e dedos em pontos específicos pelo corpo trazendo bem-estar pleno e absoluto.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos