As terapias orientais utilizadas para auxiliar no tratamento de dores no corpo

Por Nathalia Marques

A medicina chinesa conta com técnicas milenares e que são utilizadas para auxiliar no tratamento de dores no corpo. Segundo a crença chinesa, qualquer desarmonia detectada no sistema energético, é sinal do começo de um processo de adoecimento, que com o passar do tempo agride o corpo e provoca dores.

O desequilíbrio mencionado pode ser gerado por diversos fatores, como estresse diário, má alimentação, emoções reprimidas e cansaço. Para Beatriz Lopes Ferraz Elias, diretora do Arya Concept SPA, em Ribeirão Preto (SP), “as terapias deixaram de ser práticas exóticas e cercadas de misticismo para se tornarem verdadeiras aliadas contra as tensões do corpo”.

Para combater o desequilibro, o Arya, por exemplo, utiliza acupuntura, auriculoterapia, massagem ayurvédica, shirodhara, mubun dashim, tok sem mobá, massagem thailandesa, reflexologia podal, reiki e shiatsu.

As terapias orientais para tratamento de dores no corpo

Acupuntura: a acupuntura consiste na colocação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar problemas de desordem física, emocional e energética.

Auriculoterapia: consiste em colocar semente de mostarda em pontos na orelha. Com a estimulação de pontos específicos, é possível, segundo a clínica, tratar inúmeros problemas, tanto físicos quanto emocionais como dores, stress, ansiedade, depressão, entre outros.

View this post on Instagram

AURICULOTERAPIA: O TRATAMENTO PELA ORELHA A Auriculoterapia ou Acupuntura Auricular, uma técnica milenar surgida na China, é uma das maneiras mais eficazes para tratar todas as disfunções de ordem física ou emocional, por meio do pavilhão auricular. A técnica consiste na aplicação em pontos específicos da orelha de materiais como agulhas semi-permanentes auriculares, esferas de metal ou cristal, sementes de mostarda e micro-magnetos. As dores musculares e articulares, transtornos funcionais viscerais e todas as desordens emocionais, como o estresse, surtos de ansiedade e processos depressivos são tratados pela Auriculoterapia. A Auriculoterapia pode ser feita em qualquer idade, desde recém-nascidos até em idosos, de ambos os sexos, incluindo gestantes. Não tem contra-indicação, apenas necessita que o profissional seja capacitado e devidamente preparado para atuar com a prática. #auriculoterapia #acupunturaauricular #tratamentopelaorelha #medicinachinesa #terapiaoriental #sandratannure #amomecuidar

A post shared by SANDRA TANNURE CENTRO ESTÉTICO (@sandratannureestetica) on

Massagem Ayurvédica: técnica que consiste em uma massagem em todo o corpo com óleo vegetal aquecido que nutre e revitaliza os tecidos corporais. Essa massagem, segundo a clínica, promove o equilíbrio entre o corpo e a mente por meio da identificação dos doshas corporais.

Shirodhara: terapia que proporciona um relaxamento profundo. O fluxo de óleo aquecido derramado sobre a testa acalma o funcionamento cerebral, podendo levar a um estado de meditação. Nutre os canais energéticos e é indicado para diversos problemas como insônia, depressão, irritabilidade, ansiedade e estresse.

Mubun dashim: acupuntura abdominal japonesa. Assim como as orelhas e os pés, o abdômen também é considerado um microssistema e, portanto, reflete o corpo inteiro. Com pequenos martelos e pinos de madeira, faz-se leves percussões em todas as áreas do abdômen com o intuito de restabelecer a harmonia energética e combater dores.

Tok sem mobá: técnica xamânica que consiste em aplicar leves batidas rítmicas com martelos e pinos de madeira nos locais de dor e nas áreas reflexas do corpo.

Massagem thailandesa: são realizadas leves torções, alongamentos e pressões alternadas, com o intuito de fazer desbloqueios do fluxo energético e entrar em profundo relaxamento.

Reflexologia podal: massagem nos pés visa o tratamento através de pontos reflexos encontrados. Nos pés existem pontos que correspondem os órgãos vitais e regiões do corpo como um mapa em miniatura.

Reiki: terapia natural que utiliza símbolos e a imposição das mãos para harmonizar e regularizar a energia do corpo. A ativação do fluxo de energia gera benefícios ao organismo e à mente, como a elevação da consciência, retomada da sensação de bem-estar pleno e organização dos pensamentos.

Shiatsu: busca equilibrar e tratar as energias internas para uma melhora natural e progressiva. É realizada por meio de pressão com mãos e dedos em pontos específicos pelo corpo trazendo bem-estar pleno e absoluto.

Loading...
Revisa el siguiente artículo