Estilo de Vida

Dúvidas sobre a profissão? Veja dicas de como optar por uma carreira que tenha realmente a ver com você

Escolher uma carreira é um dilema importante que os jovens precisam enfrentar. A pressão vem por todos os lados, em casa, do mercado, consigo mesmo. E em breve até da escola. Mudanças no ensino médio propostas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estabelecem que o estudante seja capaz de optar por um itinerário formativo durante o curso.

“Escolher uma profissão faz parte do projeto de construir uma identidade e é importante que o jovem participe desse processo”, diz Gabriel Di Pierro, formador na ONG Ação Educativa. Para a maior parte dos especialistas, a escolha de carreira passa pelo autoconhecimento: o estudante deve saber os seus pontos fortes, os fracos e seus interesses.

De acordo com o especialista em orientação vocacional Sílvio Bock, “muitas vezes, o jovem acredita que o problema é o excesso de opções, quando na verdade a questão principal é não conseguir se decidir entre opções que são muito próximas ou semelhantes”. Muitos ainda não conhecem a fundo quais são as possibilidades que determinado curso oferece e isso os impede de encontrar opções que tenham a ver consigo.

Recomendados

Segundo ele, em primeiro lugar é melhor não se enganar com atalhos, porque não será fácil. Para o especialista, “o problema é esperar que a resposta esteja pronta em algum teste pronto ou que um dia você irá acordar inspirado a tomar a decisão”.

De modo geral, a solução é criar um projeto de carreira detalhado que leve em consideração as expectativas para o mercado de trabalho e como se espera que elas sejam atendidas. É preciso entender que o processo de descoberta pode não ser prazeroso e é, muitas vezes, uma transformação angustiante, tanto para os jovens, quanto para os pais.

Muitos buscam adaptar um hobby existente na adolescência em trabalho remunerado, geralmente relativo às habilidades artísticas, à vocação esportiva ou, mais recentemente, a atividades de lazer como jogar videogames. Deve-se lembrar que o hobby pode deixar de ser prazeroso para se tornar algo maçante, porém, os casos de sucesso são mais comuns entre profissionais que se dedicam com interesse.

Embora o modelo federal de ingresso na universidade, o Sistema de Seleção Unificada (ou SiSU) tenha ampliado o acesso ao ensino superior, ainda não há o enfoque ao processo de escolha, e muitos jovens são levados a se inscrever em cursos acessíveis às suas notas e não necessariamente naqueles com os quais têm maior afinidade. Para esses alunos, é importante saber que a escolha não está fechada no momento de ingresso no curso universitário, e que sucesso profissional nem sempre significa estar contente com o ofício. Sempre pode ser tempo de recomeçar.

Como os pais podem ajudar

  1. 1. Procure dialogar com o jovem. É importante que ele tenha alguém dentro de casa com quem ele possa contar.
  2. 2. Esteja aberto aos comentários do estudante. Espera-se dos pais que eles possam amenizar as angústias do estudante.
  3. 3. Permita que seu filho faça a escolha do modo mais autônomo possível.
  4. 4. Todos os pais têm expectativas para seus filhos e não há nada de errado com isso, mas não deixe que isso se torne uma preocupação para o estudante. Muitos já estão equilibrando diversas pressões dos outros e também as próprias.
  5. 5. Impor condições costuma gerar resultados negativos. Ao invés disso, procure deixar exposto o seu ponto de vista: desde suas experiências até seus conhecimentos adquiridos.
  6. 6. Se possível, encaminhe o aluno a um serviço de orientação vocacional.

Para saber

Diversas dúvidas podem surgir ao longo do aprendizado. Separamos perguntas que o jovem pode se fazer para ajudar a esclarecer incertezas – ou ainda direcionar a conversa entre pais, filhos e educadores.

  1. Quais são meus pontos fortes?
    E meus pontos fracos?
  2. Eu tenho as habilidades necessárias à carreira?
    Se não, quão difícil seria adquiri-las?
  3. Estou escolhendo uma carreira por causa do status que ela tem?
  4. Minha decisão está sendo guiada pelo retorno financeiro que eu espero da carreira?
  5. Quais são as metas que espero de mim mesmo? Como posso alcançá-las?
  6. Quais são as opiniões que profissionais da área têm a respeito da carreira?
  7. O que devo fazer durante a graduação para chegar onde quero?
  8. Qual o meu projeto para mim mesmo?
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos