Estilo de Vida

Novo golpe circula pelo aplicativo WhatsApp e continua fazendo vítimas

Um novo golpe circula pelo aplicativo WhatsApp e continua fazendo vítimas. A fraude foi revelada nesta semana pela Kaspersky. Como divulgado pela empresa, o usuário recebe uma chamada telefônica onde é oferecido ingressos gratuitos para uma festa VIP.

Este é o mais novo golpe que visa roubar o WhatsApp da vítima e tem se tornado muito popular. Como parte da ação criminosa, o golpista, então, diz que enviou um código por SMS para vítima e solicita que ela confirme os seis números recebidos.

Ainda segundo o site, o que a vítima não percebe é que, na verdade, é o código de verificação de sua conta no aplicativo de mensagens.

Recomendados

Caso passe esta informação, o criminoso conseguirá sequestrar o mensageiro. Com o acesso, o golpista poderá se passar pela vítima e pedir dinheiro aos conhecidos. Para evitar este golpe, a Kaspersky listou algumas dicas para se proteger:

A dupla autenticação é um código de seis dígitos que o proprietário do WhatsApp cria e que será solicitado sempre que ele instalar o app em um novo dispositivo. Para cria-lo, siga os passos a seguir:

  1. Vá ao menu “configurações” no canto superior direito
  2. Entre na opção “Configurações”
  3. Em seguida clique em “Conta”
  4. Selecione “Confirmação em duas etapas
  5. Crie um código de seis dígitos que será sua dupla autenticação.
  6. Solicite que seu número seja retirado das listas de IDs de aplicativos que identificam chamadas; eles podem ser usados por golpistas para encontrar seu número a partir do seu nome.
  7. Quando possível, os usuários devem evitar usar a autenticação de dois fatores via SMS, optando por métodos mais seguros como a geração de uma autenticação única (OTP) via app (como o Google Authenticator) ou o uso de um token físico.

Com informações da Kaspersky

LEIA TAMBÉM: 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos