Conheça as três melhores ilusões de ótica do ano

Por Metro Jornal

Na última sexta-feira (13), foram anunciadas as três melhores ilusões de ótica do ano, escolhidas em um concurso chamado A Ilusão do Ano, com a ajuda do Laboratório de Neurociência de Nova York.

As ilusões de ótica são um tipo de ferramenta que pode ser usada para entender como compreendemos a realidade, além de revelar mistérios de como o nosso cérebro funciona na hora de nos mostrar uma imagem.

Elas também costumam ser divertidos. Portanto, vê-las é uma experiência visual e cerebral com a qual qualquer pode se entreter.

No concurso em que mais de 100 trabalhos foram submetidos por designers, psicólogos e neurocientistas, os juízes procuraram reconhecer as três melhores ilusões de acordo com uma série de parâmetros baseados na imagem, na experiência e na complexidade.

Na versão deste ano, foram escolhidos 10 trabalhos como finalistas, dos quais três obtiveram os primeiros lugares. Entre eles estão os trabalhos que, segundo os juízes, mostraram um alto nível nunca visto nos anos anteriores.

O primeiro lugar foi para a ilusão chamada Eixo Duplo, trabalho do designer de jogos Frank Force. No vídeo preparado, parece que uma figura gira em torno de seu eixo vertical e, ao mesmo tempo, na horizontal.

Ilusões de ótica vencedoras

O criador do vídeo vencedor deste ano o definiu como um “movimento ambíguo que brinca com o fenômeno que inferimos da terceira dimensão a partir de informações bidimensionais”.

Já o segundo lugar foi para Haruaki Fukuda, um neurocientista da Universidade de Tóquio que apresentou a ilusão chamada Mudança de Cor.

No vídeo, você pode ver que os pontos que aparecem são vermelhos, enquanto e que, quando caem, assumem a cor verde. No entanto, quando o movimento segue na direção da esquerda para a direita, os pontos ficam em um tom mais amarelado.

O terceiro vencedor é a Ilusão de Círculos Rotativos, que é um trabalho realizado pelos neurocientistas Ryan Mruczek e Gideon Paul Caplovitz. Neste trabalho, é possível ver o movimento de um círculo central que nunca para de girar. Ele aparece cercado por outros círculos que também seguem outro movimento.

Segundo os seus criadores, o efeito tem melhores resultados quando observado com a visão periférica.

Esse prêmio é realizado todos os anos, e é possível encontrar os vídeos mais diferentes e estranhos competindo um com o outro.

Fonte: FayerWayer

Loading...
Revisa el siguiente artículo