5 receitas para uma ceia de Natal diferenciada

Por Luís Cunha

Dezembro chegou e, para boa parte das pessoas, é hora de planejar a ceia de Natal. Salada de folhas, peru, arroz, salpicão, vinho… Entra ano e sai ano e, às vezes, o menu continua o mesmo. Mas não precisa ser sempre assim.

Existem receitas de Natal deliciosas — e muitas vezes mais simples do que o preparo dos pratos tradicionais — para servir para a família e os amigos. Confira uma lista de delícias publicadas no Instagram e surpreenda os seus convidados na noite de 24 de dezembro.

Entrada: salada de ovos

View this post on Instagram

Vamos falar sobre a melhor salada de ovos dos últimos tempos?! Feita com maionese caseira e ovos cozidos no ponto certo, tem tudo pra ser eleita a estrela do almoço. E do churrasco. E do happy hour. Só vem: INGREDIENTES 6 ovos 3 colheres (sopa) de maionese caseira 6 ramos de salsinha 3 ramos de endro (dill) sal a gosto MODO DE PREPARO 1. Leve uma panela média com água ao fogo alto. Quando ferver, com uma escumadeira mergulhe os ovos e diminua o fogo para médio – a água deve estar fervendo, mas o fogo não pode estar alto para evitar que os ovos batam no fundo da panela (se preferir, faça um furinho na casca da base de cada ovo usando um alfinete, isso evita que a casca rache ao entrar em contato com a água quente). Cozinhe os ovos por 7 minutos. 2. Enquanto isso, separe uma tigela com gelo e água. Lave, seque e pique fino a salsinha. Lave, seque e pique o dill. 3. Passados os 7 minutos, com a escumadeira, transfira os ovos cozidos para a tigela com água e gelo para cessar o cozimento e esfriar – assim fica mais fácil para descascar. 4. Assim que estiverem frios, descasque os ovos: bata delicadamente a base e a ponta dos ovos na bancada e role com cuidado para a casca rachar. Puxe e descarte os pedacinhos de casca mergulhando na água da tigela (ou sob água corrente). 5. Numa tigela misture bem a maionese com as ervas picadas. Corte os ovos em quartos, no sentido do comprimento. Corte cada quarto em 3 pedaços no sentido da largura e transfira para a tigela com a maionese. Misture bem com uma colher e ajuste o sal – não se preocupe se as gemas se soltarem dos pedaços de ovo, a idéia é incorporar parte delas ao molho para ficar cremoso. Sirva a seguir com pães, legumes e salada de folhas. OBS: Não encontrou endro (dill)? A salada também fica uma delícia com hortelã ou coentro, ou até mesmo só com salsinha. Só não vale não preparar por causa do endro, tá?

A post shared by Panelinha (@panelinha_ritalobo) on

Prato principal: pasta ao alho e alecrim

View this post on Instagram

A macarronada de domingo em versão renovada: pasta ao alho e alecrim. Veja a receita para duas porções: INGREDIENTES 160 g de talharim (ou outra massa longa de grano duro) 1 dente de alho 1 ramo de alecrim ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino azeite a gosto sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto queijo parmesão em lascas, para servir MODO DE PREPARO 1. Numa panela média, coloque 2,5 litros de água e leve ao fogo alto. Quando ferver, misture 2 colheres (chá) de sal, acrescente o macarrão e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho. 2. Corte as pontas e amasse o dente de alho com a lateral da lâmina da faca para descascar. 3. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ¼ de xícara (chá) de azeite. Adicione o ramo de alecrim, o dente de alho e deixe perfumar por apenas 1 minuto. Desligue o fogo – é rápido mesmo, apenas para dar sabor ao azeite, do contrário o alho e o alecrim queimam e ficam amargos. 4. Assim que o macarrão estiver cozido, reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento. Passe o talharim pela peneira e deixe escorrer bem a água. 5. Retire o alecrim e o dente de alho da frigideira. Junte o macarrão cozido ao azeite aromatizado e misture delicadamente. Acrescente o queijo ralado e vá adicionando aos poucos a água do cozimento reservada, cerca de ⅓ de xícara (chá), para deixar o molho mais fluido. Tempere com pimenta a gosto e sirva a seguir com lascas de parmesão.

A post shared by Panelinha (@panelinha_ritalobo) on

Acompanhamento: frango a passarinho sem fritura

View this post on Instagram

Frango à passarinho em 5 passos e sem fritura? Temos! INGREDIENTES 1 kg de frango cortado à passarinho 2 dentes de alho 1 ½ colher (chá) de páprica 1 colher (chá) de cominho 1 colher (chá) de sal 3 colheres (sopa) de azeite ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo 8 ramos de salsinha gomos de limão para servir MODO DE PREPARO 1. Pré-aqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Retire o frango da geladeira – ele não pode estar gelado na hora de assar (o frango gelado não fica crocante). 2. No pilão, bata o alho, o sal, a páprica e o cominho até formar uma pastinha. Por último, misture o azeite à pastinha. 3. Numa tigela grande, tempere o frango com a pasta de alho e especiarias. Espalhe bem o tempero com as mãos, para envolver todos os pedaços. Polvilhe com a farinha e misture novamente – o aspecto é meio seco e grudento, é assim mesmo. A farinha ajuda a formar a casquinha crocante do frango, sem ressecar a carne. 4. Unte uma assadeira grande com azeite e distribua os pedaços de frango, sem amontoar – quanto mais espaçado estiver, mais crocante fica. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até a base dos pedaços dourarem. Com uma pinça, vire os pedaços e deixe assar por mais 20 minutos, até o frango à passarinho ficar bem crocante e dourado. 5. Enquanto isso, lave, seque e pique a salsinha. Retire a assadeira do forno e, com a pinça, transfira os pedaços de frango para uma tigela. Misture a salsinha e sirva a seguir com gomos de limão.

A post shared by Panelinha (@panelinha_ritalobo) on

Sobremesa: biscoitinho natalino

View this post on Instagram

Fim de expediente! Quem vai aproveitar o feriado para fazer biscoitinhos de presente de Natal? Dica: prepare a mais e garanta um café da tarde bem gostoso nesses dias de folga. 😉 Vou deixar a receita do "biscoito 1 2 3" e só de ler os ingredientes você vai entender porque ele tem esse nome: INGREDIENTES 100 g de açúcar ou ½ xícara (chá) 200 g de manteiga 300 g de farinha de trigo ou 2 ½ xícara (chá) manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar MODO DE PREPARO Preaqueca o forno a 180ºC (temperatura média). Unte três assadeiras grandes com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Misture todos os ingredientes até obter uma massa lisa. Enrole a massa como se fosse uma cobrinha de 3 cm de espessura. Com uma faca, corte o rolinho em pedaços de 0,5 cm de espessura. Transfira os biscoitos para as assadeiras preparadas. Deixe espaço entre eles para que não grudem ao assar. Amasse levemente cada biscoito com os dentes de um garfo. Leve ao forno para assar por 10 minutos ou até que estejam dourados. Você pode congelar os rolinhos de massa por até 1 mês, enrolados em papel manteiga. Na hora de assar, retire do congelador e deixe em temperatura ambiente por alguns minutos. Assim fica mais fácil para cortar os biscoitinhos antes de levar ao forno. #NatalPanelinha

A post shared by Rita Lobo (@ritalobo) on

Bebida: drinque com sementes de romã

View this post on Instagram

Antecipamos as sementes de romã do ano novo para o Natal! Olha que drinque lindo para servir antes da ceia! A receita: INGREDIENTES 1 dose de gim (50 ml) ½ xícara (chá) de club soda (⅓ da lata) caldo de 1 limão 1 colher (sopa) de açúcar 1 ½ colher (sopa) de sementes de romã 1 ramo de alecrim cubos de gelo a gosto MODO DE PREPARO 1. Antes de preparar o drinque, leve o club soda à geladeira por pelo menos 30 minutos (se preferir, coloque na geladeira na noite anterior). 2. Numa taça de vinho (ou copo), misture bem o açúcar com o caldo de limão. Junte as sementes de romã e o gim. Preencha o copo com cubos de gelo e complete com club soda. Adicione 1 galho de alecrim e sirva a seguir

A post shared by Panelinha (@panelinha_ritalobo) on

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo