3 motivos para comer cogumelos com mais frequência

Por Rodrigo Almeida

Existem milhares de tipos de cogumelos conhecidos. Segundo o sítio estrangeiro Web MD são mais de 14 mil espécies catalogadas, das quais apenas metade é comestível.

São diversos formatos, texturas e cores que forma um dos reinos mais inexplorados da natureza. Apesar de serem um pouco caros no Brasil, eles estão disponíveis nos grandes supermercados e são ótimas adições em qualquer dieta.

Nutrientes, muitos deles

cogumelo Reprodução/ Pixabay

O portal explica que os cogumelos, ou champignons, podem ser considerados complexos vitamínicos naturais. Isto porque são ricos em vitaminas B5, riboflavina (B3) e riboflavina (B2), além de cobre e selênio.

Também é possível encontrar quantidades consideráveis de proteínas, fibras, vitamina D, cálcio, potássio, entre outros. Isso tudo em um alimento que contém cerca de 90% de água.

Benefícios para a saúde (outros)

Se você lembrar bem da aula de ciências, deve saber que há uma guerra sendo trava no mundo microscópico. Sim! Aqui mesmo nesta Terra, ou dentre de você, fungos e bactérias são facções que não se bicam.

Por isso mesmo, o portal afirma que um dos benefícios de ingerir cogumelos é a propriedade antibacteriana que eles fornecem, sendo um ótimo aperfeiçoador do sistema imunológico.

Eles ainda ajudam a controlar o colesterol, a pressão sanguínea e podem ajudar a prevenir contra o mal de Alzheimer e o câncer.

Podem ajudar a emagrecer

 

cogumelo Reprodução/ Pixabay

O shitake, um dos cogumelos mais famosos do Brasil, contém boa quantidade de proteínas e uma porcentagem baixa de calorias. Por exemplo, cada 100 gramas dele contém 28 calorias, contra 200 calorias da mesma quantidade de carne bovina.  

Utiliza-lo como um complemento à carne vermelha, ajuda a diminuir a quantidade de proteína animal, reduzindo assim o colesterol a ser ingerido e turbinando o conteúdo nutricional do prato.

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