Desacelere! Veja dicas para o último dia de prova do Enem 2019

Por Metro Jornal

Neste domingo, estudantes de todo o país realizam o segundo e último dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Se estiver em dúvida sobre o que fazer nesse pouco tempo que resta, saiba que ainda dá tempo de uma boa revisão, garantem especialistas.

Uma dica importante: anote tudo que funcionou no primeiro dia do exame que seja possível utilizar novamente na última etapa, recomenda Eduardo Valladares, especialista em cursos preparatórios on-line. “O local onde sentou na sala, a hora que saiu de casa, o que comeu na véspera antes de ir para a prova e na hora da prova. Todos os detalhes fazem diferença ao final”, ressalta.

As duas provas  abrangem áreas diferentes. No primeiro domingo, foi português, ciências humanas e redação; agora, será ciências exatas e da natureza. Por isso, é importante foco e  estratégia definida, orienta Valladares. “Atente-se para a forma de conduzir a prova, faça por último as mais difíceis e demoradas para não desperdiçar pontos nas mais fáceis”, lembra o especialista.

Cinco dicas úteis

A temporada de provas de vestibular está só começando. Aguente firme com essas cinco dicas para a fase final:

– Organize os estudos, distribuindo-os e alternando as disciplinas, para não sobrecarregar;

– Tenha uma rotina saudável, alimentando-se bem e promovendo seu bem-estar;

– Não ignore a ansiedade, preste atenção na respiração;

– Separe os documentos necessários para os exames com antecedência;

– Durma muito bem para descansar a mente e o corpo.

Ainda vai estudar? Nada de estresse. Afinal, não dá para rever tudo. Por isso, a regra agora é priorizar, afirma Vinicius de Carvalho Haidar, especialista em cursos preparatórios para o Enem e outros vestibulares. “Revise as matérias que tem mais dificuldade, sobretudo os conteúdos que, de fato, tenham alta incidência na prova”, diz.

Uma maneira prática de fazer isso é utilizar os exames dos dois últimos anos. “Erros ou dificuldade serão indícios de que precisa revisão”, sugere Haidar. Outra vantagem desse caminho, segundo ele, é do estudante se habituar ao formato do exame. “Como são as questões, tempo médio de respostas, quantidade e sobretudo o formato das perguntas.”

O Enem é conhecido por contextualizar as questões, mesmo que se trate de uma conta ou de uma fórmula de química. “E isso é bom porque ajuda quem sabe menos a encontrar uma resposta”, comenta.

O site do Descomplica fornece gratuitamente links para as provas resolvidas do Enem com justificativa do gabarito e comentários sobre alternativas erradas.

A caneta deve ser preta!

Na hora do exame, não dá para bobear. Se liga nessa lista de itens que podem desclassificar o candidato:

– Cor da caneta: só pode usar caneta de tinta preta, corpo transparente e esferográfica;

– Dispositivos eletrônicos: é proibido utilizar dispositivos eletrônicos, como celular, que devem ficar desligados, em envelope lacrado, e sem emitir som;

– De olho no lanche: é preciso permitir que o aplicador da prova da sala vistorie seu lanche, caso peça;

– Sem acessórios: não é possível usar óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou qualquer acessório que cubra os cabelos e orelhas;

– Documentos válidos: não pode prestar declaração falsa ou inexata em documento, ou ficar no local sem documento de identificação;

– Objetos proibidos: não é permitido portar lápis, lapiseira, borracha, régua, corretivo, calculadora, entre outros objetos proibidos no edital.

Todo cuidado é pouco

No dia da prova planejamento é fundamental. Isso começa pelo horário. É prudente chegar com uma hora de antecedência. Para isso é bem importante definir trajeto, checar linhas de ônibus, metrô. “É importante levar em consideração que será domingo, frota reduzida, muita gente indo fazer a prova, ou seja, o trânsito pode estar ruim”, alerta Haidar.

Também vale fazer uma lista do que levar no dia da prova e (mais importante ainda) do que não levar. Confira mais do que pode e o que não pode aqui ao lado. Para outras dicas e informações importantes entre no site do Enem.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo