Estilo de Vida

3 benefícios da cúrcuma comprovados pela ciência; confira por que ela pode ser uma ótima especiaria para adicionar à dieta

A raiz oriental é famosa atualmente e é indicada em dietas para emagrecer ou para fazer o corpo funcionar melhor. Apesar de muitas dessas propriedades não serem convalidadas pela ciência, as pesquisas estão começando a pegar tração.

Um estudo em específico da USP descobriu que a raiz não ajuda a emagrecer, entretanto, ela pode acelerar o metabolismo.

Para nos atualizar sobre os achados da ciência, o sítio estrangeiro Web MD compilou uma lista, e separamos as três mais empolgantes, confira:

Recomendados

Previne o diabetes

A curcumina é a substância que ajuda a combater a inflamação e mantém o nível de açúcar estáveis. Ela pode ser uma ótima forma de prevenir e tratar o diabetes do tipo 2.

Um estudo analisou 240 adultos para com pré-diabetes e descobriu que suplementos de curcumina por nove meses diminui as chances de eles desenvolverem a doença.

A pesquisa continua, no entanto, a maior parte dos deles está sendo conduzido em animais, o estudo supracitado é um dos poucos em humanos.

Combate enfermidades intestinais

Um estudo piloto em 207 adultos, e outro usando ratos de laboratório encontraram que a cúrcuma pode ajudar a melhorar sintomas de dores abdominais e amenizar os sintomas da síndrome do intestino irritável.

A cúrcuma é também estudada para tratamento de doenças como a Crohn e colite. Ela pode amenizar problemas digestivos e ajudar a reforçar as bactérias boas que ajudam a melhorar a digestão e saúde estomacal.

Luta contra ataques de vírus

A próxima vez que uma infecção viral te pegar, a solução pode ser um suplemento de curcumina. A substância pode ajudar a lutar contra uma variedade de vírus, incluindo Herpes e a gripe.

A maior parte das pesquisas é feita em condições laboratoriais. Tenha sempre em mente que a curcumina compõem apenas 3% da raiz, e o corpo humano não a absorve tão bem, portanto ela pode não ser a cura que você espera.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos