Estilo de Vida

Outubro Rosa: estes 5 sintomas precoces apresentam risco iminente de câncer de mama e podem ser detectados em casa

O câncer de mama é uma doença que mais morte causa entre mulheres a cada ano, segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O câncer é um processo de crescimento e disseminação incontrolados de células, que pode aparecer praticamente em qualquer lugar do corpo, explica a OMS.

Estes cincos sintomas podem ser detectados em casa e delatam um possível câncer de mama. Caso você os perceba, um especialista deve ser consultado.

Recomendados

Hemorragias anormais

Este é um sintoma que sempre deve ser considerado, seja pelo câncer ou qualquer outra causa. Neste caso, algumas pessoas apresentam sangramento no mamilo. A retração ou afundamento dele pode ser um dos sinais mais claros de câncer de mama.

Perda repentina de peso

De cinco ou mais quilo sem motivo aparente pode ser um claro sintoma de câncer de mama. De acordo com o sítio Nueva Mujer, se você nota hipermetabolismo, ou seja, alto gato de caloria sem justificativa pode ser um risco iminente.

Dor no seio

Nas primeiras fases da vida é pouco comum perceber dor a apalpar a mama. No entanto, quando o câncer avança, a sensibilidade aumenta e um simples toque já pode ser sentido.

Menopausa prematura

Mulheres com mais de 55 anos com antecedentes familiares que sofreram a doença, iniciar o ciclo menstrual antes dos 12 anos, atingir a menopausa tardia ou prematuramente, obesidade são riscos que elevam a possibilidade de padecer de câncer de mama.

Outros sinais de advertência do câncer de mama

  1. Caroço na mama ou axila
  2. Aumento da grossura ou inchaço de uma parte da mama
  3. Irritação ou afundamento da pele da mama
  4. Vermelhidão o escamação na zona do mamilo
  5. Secreção no mamilo que não seja leite, inclui-se aqui sangramentos.

FONTE: NUEVA MUJER

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos