Estes 2 passos simples é tudo o que você precisa para começar com a dieta cetogênica

Por Rodrigo Almeida

Para pessoas que iniciaram na dieta cetogênica é importante fazer pesquisas e estudar para evitar resultados negativos. A premissa fundamental do regime é induzir a produção de cetonas e utilizá-las como energia primária, substituindo os carboidratos.

E como elas se produzem? Por meio da redução do consumo de carboidratos e açúcares. Mesmo que pareça fácil e simples, é necessário por em prática princípios contra intuitivos.

Menos carboidratos

Este tipo de alimento é principal fornecedor da glicose, fonte esta que o nosso corpo utiliza como principal combustível para funções básicas. Se reduzirmos o consumo de carboidratos, o organismo passa a queimar gordura e produz moléculas de cetona no processo.

Este é um dos principais segredos pra que o esquema seja importante para emagrecer.

Quem tem pretensão de seguir esta dieta deve evitar a ingesta de açúcar, cereais, carboidratos, algumas leguminosas e grande parte das frutas. Apenas 10% das calorias diárias deve partir de fontes de carboidratos, boa parte virá das proteínas e a maior parte das gorduras de boa qualidade.

Mais proteínas

Ao abandonar os carboidratos, a energia será fornecida por proteínas e gorduras. Neste caso, a qualidade das proteínas também desempenha um papel fundamental. Carnes magras, muito peixe e frutos do mar, ovos e derivados de leite são essenciais.

Sempre tome cuidado com alimentos processados que possam conter grandes quantidades de sódio e açúcares. Entre as opções vegetais estão as azeitonas (prefiras as com pouco sódio), abacate, castanhas e sementes.

Lembre-se que este plano requer o acompanhamento de um profissional para garantir a qualidade da dieta.

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