Estilo de Vida

Colágeno hidrolisado: 3 benefícios para a saúde que você não conhecia

Reprodução/ Pixabay

Muitas pessoas utilizam o colágeno hidrolisado para prevenir o aparecimento de rugas e evitar os temidos pés de galinha. Apesar desta visão simplista da proteína, o corpo humano é composto quase que 30% de colágeno.

ANÚNCIO

Isto porque ele não somente é responsável pelas propriedades da pele mas contribui para a saúde muscular, ligamentos e tendões. A forma hidrolisada é processada para melhorar a absorção do nutriente.

Dentre os benefícios do colágeno, talvez você não conheça estes três:

Ajuda aliviar a dor nas articulações

joelho

Colágeno é o principal fator de formação das cartilagens, tanto que as principais fontes de colágeno na natureza são cartilagens animais, explica o sítio estrangeiro HealtLine.

Recomendados

Pesquisadores acreditam que o colágeno suplementado acumula-se nas juntas e estimulam a formação de tecido. Pessoas que fazem exercícios e suplementam a proteína, podem se beneficiar de redução da inflamação e dor nas articulações.

Um estudo com 73 atletas monitorou a ingesta de 10g de colágeno por 24 semanas. Ao final, eles relataram sentir menos dores durante o repouso e maior alívio nas juntas, comparados aos colegas que não tomaram a proteína.

Pode prevenir a perda de massa óssea

academia idosos

Com o passar dos anos, aumentam-se as chances de que o corpo não retenha nutrientes essenciais, como o cálcio, o que pode causar perda de massa óssea. Um das melhores formas de combater este problema é fazer atividades físicas regularmente.

Na seara da suplementação, o portal estrangeiro cita um estudo em que 39 mulheres foram divididas em dois grupos: um tomava 500mg cálcio; e outro complementava a carga de cálcio com a ingesta de 5g de colágeno.

Ao final de 12 semanas, o grupo que complementou com colágeno mostrou melhoras significativas em densidade óssea e apresentou menor quantidade de marcadores específicos no sangue, que promovem a deterioração dos ossos.

Turbina o ganho de massa muscular e previne doenças cardíacas

homem se exercitando

Até 10% da composição muscular pode ser de colágeno, afirma o Health Line. A proteína é necessária para manter os músculos tonificados e combate a perda natural que ocorre com a idade.

Em um estudo, 27 homens com baixo teor de massa magra apresentaram ganhos significativos em comparação com aqueles que não tomaram a proteína. Os dois grupos passaram por um plano de 12 semanas de treinamento.

Além disso, o colágeno fortalece as artérias dando maior efetividade para a circulação sanguínea e promovendo a saúde cardiovascular. O portal cita um estudo que observou 31 adultos que tomaram 16 gramas diárias de colágeno por seis meses.

Ao final todos eles apresentaram artérias mais robustas e firmes, e ainda foi possível notar redução de colesterol na corrente sanguínea.

Tags

Últimas Notícias