Estilo de Vida

Alimentos para melhorar a performance: especialista cita o que comer antes e depois do exercício

Reprodução/ Pixabay

Realizar atividades físicas como correr, nadar, ou algum outro esporte ajuda a manter um estilo de vida mais saudável. Entre os benefícios, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), destaca-se a capacidade de controlar o peso.

ANÚNCIO

Além disso, exercícios reduzem o risco de contrair doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Para realiza-los, melhorar o rendimento e evitar certas lesões é necessário ter um plano alimentar adequado.

De acordo com o sítio Nueva Mujer, é recomendado comer antes e depois de cada sessão de treinamento e se hidratar de forma correta antes, durante e depois do esforço.

Recomendados

“Enquanto se realiza um esporte, a perda de água através da transpiração aumenta e a sensação de sede se reduz. Por isso é importante recordar ingerir líquidos constantemente durante o dia,” recomenda María Fernanda Jara, nutricionista da Daily Foods.

Como se alimentar nas diferentes fases da atividade física?

Comer de forma saudável pode melhorar o rendimento e a recuperação pós-treino, pois assim você aporta nutrientes essenciais para dar mais energia ou para reconstrução muscular.

A especialista recomenda, antes da atividade, consumir alimentos como lácteos, carboidratos ou cereais integrais. A isso se deve somar uma porção de proteínas (presunto, ovo, queijo fresco ou iogurte) e frutas.

Caso a intensidade da atividade seja muito alta, as melhores escolhas são frutas de com carboidratos de absorção rápida como a banana e melancia, que também hidratam; e também castanhas, que adicionam doses de gordura de boa qualidade.

Na parte regenerativa, para evitar lesões e favorecer o fortalecimento muscular, é aconselhável consumir carboidratos e proteínas. Pedaços de pão integral com presunto, ovo e queijo fresco são boas pedidas.

Também é interessante uma porção de frutas batida com aveia e algum suplemento proteico, este tipo de vitamina aporta uma série de micronutrientes essenciais e é turbinada com proteína isolada.

Tags

Últimas Notícias