3 vitaminas que você deve consumir em abundância para manter a saúde da pele e evitar rugas

Por Rodrigo Almeida

Em um ambiente cheio de contaminação e de raios ultravioleta, o mais importante é que tenhamos formas para proteger o corpo e pele. Para isso é importante incluir na dieta vitaminas e antioxidantes para combater os efeitos do envelhecimento.

“Antioxidantes são substâncias que podem proteger as células frente aos efeitos dos radicais livres, ou seja, moléculas geradas quando o corpo decompõem os alimentos ou quando se expõem à radiação. Os radicais livres podem influir em doenças coronárias, câncer e outras enfermidades”, explica um artigo da Mayo Clinic.

Vitaminas que ajudam a retardar o envelhecimento, cuidam da saúde da pele e combatem rugas

Vitamina A

cenoura Reprodução/ Pixabay

Esta vitamina juntamente com a variação betacaroteno ajudam a proteger o corpo dos radicais livres. Elas também são responsáveis por prevenir problemas de visão e ajudam a manter o bom funcionamento de coração, rins e pulmões.

De acordo com o portal Livestrong , algumas fontes de vitamina A incluem:

  • Óleo de fígado
  • Óleo de peixe
  • Leite ovos
  • Vegetais amarelos e alaranjados
  • Vegetais de folha verde escura

Vitamina C

citrico Reprodução/ Pixabay

A vitamina C é um antioxidante capaz de regenerar outras substâncias dentro do corpo que ajudam a proteger ainda mais contra os danos dos radicais livres.

O metabolismo das proteínas, carboidratos e cicatrização de feridas são outras funções dela. Ela ainda é fundamental na produção de colágeno e contribui para a saúde da pele.

Fontes de vitamina C incluem:

  • Frutas cítricas como kiwi, limão, laranja entre outras
  • Verduras como brócolis, pimentão, couve-de-bruxelas
  • Morangos, cranberries (oxicoco), caju e goiaba

Vitamina E

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“detém a produção de espécies reativas de oxigênio que se forma quando a gordura se decompõe em energia. A ingesta dela também é importante para manter o sistema imunológico saudável”, explica Liverstrong.

Consumir vitamina E em abundância dará um brilho distinto à pele além de contribuir para a umidade. Entre as principais fontes estão:

  • Óleos vegetais
  • Nozes como amêndoas, castanhas e avelã
  • Sementes de girassol, abóbora e chia

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