Estilo de Vida

Nova tecnologia mede a pressão sanguínea com um simples vídeo de selfie

Se você é um possível hipertenso, sabe o quão difícil é medir a pressão diariamente e manter  este histórico. Mas como seria se isso estivesse na palma da sua mão? Imagine gravar um vídeo em formato de selfie e ter os dados todos a disposição.

Graças a um aplicativo desenvolvido em um trabalho de pós-doutorado conjunto entre as Universidades de Toronto e Hong Kong, isso será possível em pouco tempo.

A tecnologia empregada chama Medição Óptica Transdérmica por Imagem (TOI na sigla em inglês) e ela é responsável por detectar padrões de fluxo sanguíneo na face de uma pessoa.

Recomendados

Como resultado o aplicativo divulga a pressão sanguínea e uma série de outras métricas que servem como base para um diagnóstico. A equipe diz que ele ajuda pessoas em zonas remotas a terem acesso a atendimento médico básico.

O pesquisador orientador Kang Lee já fundou uma startup e lançou um aplicativo chamado Anura, que deve incluir a função até o fim do ano. De acordo com o sítio estrangeiro EndGadget, a empresa planeja fornecer os serviços mais avançados por um valor mensal.

Apenas os dados são guardados na nuvem, os vídeos em formato de selfie, não. O doutor espera ampliar as análises para níveis de colesterol, glicose sanguínea e hemoglobinas.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos