Conheça os sintomas da deficiência de vitamina C e saiba o que comer para evita-la

Por Rodrigo Almeida

Um dos nutrientes mais importantes para o funcionamento do corpo é a vitamina C, e não só porque protege dos resfriados, ela é essencial par a saúde e para a reparação de diversos tecidos do corpo, incluindo a pele, ossos, dentes e cartilagem.

“A falta persistente de Vitamina C na dieta pode levar a uma condição chamada escorbuto. Os sintomas incluem formação de hematomas muito facilmente, hemorragias e dores articulares e nos músculos”, explica a respeito o portal Patient.

Ela também é chamada de acido ascórbico, e o corpo pode cria-la, mas não o suficiente, portanto é necessário ingeri-la na dieta. A vitamina C é um dos precursores do colágeno, auxilia na absorção de cálcio, e de diversos tecidos, como pele, ligamentos tendões e dentes.

Sintomas da deficiência de Vitamina C

Os primeiros sintomas tendem a ser:

  • Cansaço e debilidade
  • Dores musculares e articulares
  • Formação de hematomas com facilidade
  • Manchas que parecem hematomas pequenos

Outros sintomas podem incluir:

  • Pele seca
  • Inchaço e descoloração das gengivas
  • Sangramentos inesperados das gengivas
  • Hemorragias nasais
  • Má cicatrização de feridas
  • Problemas para combater infecções
  • Hemorragias nas articulações, causando severas dores articulares
  • Mudanças nos ossos
  • Perde dos dentes
  • Perda de peso

Se a condição não é tratada, a deficiência de Vitamina C também pode provocar dificuldade para respirar, problemas nervosos, febres e convulsões.

Para melhorar os níveis de vitamina C pode agregar à dieta frutas cítricas como laranjas, limões e tangerinas, assim como morangos, framboesas, melão, melancia e kiwi. Outros vegetais como espinafre, pimentões verde e vermelho, tomate, couve-flor, repolho, brócolis também são ótimas fontes.


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