Vitamina D pode desempenhar um papel importante na prevenção e combate ao diabetes, diz pesquisa

Por Rodrigo Almeida

Um estudo publicado recentemente no Jornal Europeu de Endocrinologia descobriu que a vitamina D pode ser um grande aliado na luta contra o diabetes.

Os pesquisadores juntaram 96 pessoas com risco de diabetes tipo 2 e as dividiram em dois grupos e os analisaram por seis meses.

Um tomou uma dose de 5000 DIU da Vitamina – acima do limite indicado de 4000 – por seis meses e outro um comprimido de placebo, mas ambos não sabiam em que grupo estavam.

Ao final, foi possível observar que a vitamina D melhorou a forma como a insulina funcionava no tecido muscular. No entanto, os grupos eram etnicamente limitados.

Os participantes eram primariamente canadenses-franceses. A coautora da pesquisa Dra. Claudia Gagnon, pesquisadora da Universidade de Laval, em Quebéc, disse que outros estudos já haviam mostrado a funcionalidade da vitamina no metabolismo do diabetes.

E entrevista para o jornal Newsweek, a pesquisadora diz que “o estudo se mostra significante porque a suplementação de vitamina D pode retardar a deterioração do metabolismo de indivíduos com risco de diabetes ou recém diagnosticadas”.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo