Estilo de Vida

Confira 3 estratégias para saber lidar com notícias ruins, segundo especialistas

Reprodução/ google images

Uma pessoa muito próxima morreu, você foi demitido em um momento importante da sua vida, a pessoa que você mais ama te deixou por outra, não importa. Todos nós já tivemos que lidar com notícias inesperadas que, de repente, põem o mundo de cabeça para baixo de uma hora para outra.

ANÚNCIO

Por mais que tentamos nos esforçar para resistir aos acontecimentos, muitas vezes, o pedágio emocional a ser pago é imenso, e pode nos jogar dentro de uma vala profunda. Somente vivendo estes momentos é que sabemos a forma que reagiremos a cada obstáculo.

Apesar de as pessoas se comportarem de maneira diferente, existem estratégias que podem ajudar a aliviar a dor e nos reerguer mais rapidamente. O especialista Neal Burton, escreve para o sítio Psycology Today e fornece três modos de lidar com a notícia que ninguém quer ouvir.

Recomendados

Contextualização

Tente colocar tudo em perspectiva. Avalie quais são os débitos da situação e tente achar pontos positivos. Coloque-se no ugar de pessoas que têm menos que você.

O Doutor Burton dá o exemplo de um assalto e mostra que mesmo você tendo perdido seus bens materiais ainda tem a saúde, o trabalho e meios para recuperar tudo o que perdeu.

Segundo ele, muitas coisas boas são a simples remoção de algo bom que aconteceu para com você. Uma relação importante termina porque você tinha uma pra começo de conversa.

Pessimismo

Como segundo passo, Burton pede para focar na notícia. O assalto, por exemplo, ele poderia ser pior. Em vez de levarem os pertences, poderiam te mandar para o hospital com ferimentos graves lutando pela vida.

Agora que você já focou no pior cenário possível o que seria o melhor resultado disso tudo? Talvez seja que você recupere os seus pertences e o ladrão enfrente a justiça.

Transformação

Vendo os cenários possíveis, refletindo sobre eles, acontece o que o especialista chama de transformação. Esses eventos são marcantes na vida de todos nós e abrem as portas para mudanças consideráveis nas nossas vidas.

Ficar cara a cara com um criminoso que lhe causou dor pode dar a chance de você aprender a perdoar. Ser demitido pode abrir portas para uma nova profissão, um regime de trabalho mais livre ou até mesmo a oportunidade de empreender.

O doutor Burton explica que “ao se tratar de notícias ruins estamos falando de oportunidades que as pessoas têm de reassumir controle da própria vida, buscar ajuda, tratamento, olhar as relações e a vida de perspectivas mais ricas e diferentes”.

Tags

Últimas Notícias