Risco de câncer pode aumentar com quantidades pequenas de bebidas que contêm açúcar , diz pesquisa

Por Rodrigo Almeida

Uma pesquisa francesa avaliou mais de 100 mil adultos que consumiam cerca de 100 ml de refrigerantes por dia e descobriu que, mesmo com tão baixa quantidade, o risco de todos os tipos de câncer aumenta em 18% e do câncer de mama em 22%.

Se você pensa que está a salvo porque toma suco de fruta, bom, você não está. Segundo Ian Johnson, pesquisador da Quadrum Institute de Biociência, “surpreendentemente, os mesmos riscos foram notados nas pessoas que bebem suco puro de fruta”.

De acordo com a pesquisadora-chefe, Mathilde Touvier, o mais indicado seria reduzir ainda mais o consumo de bebidas açucaradas de qualquer tipo. “Nossas descobertas mostram que o principal motivador do risco é o conteúdo de açúcar que estas bebidas compartilham”.

Outro possível causador

Além do açúcar, a especialista que faz parte da equipe de pesquisadores do Instituto de Pesquisas Médicas e Saúde da França, suspeita que outro motivador seria a substância 4-Methylimidazole, presente em corantes de caramelo.

No entanto, “muito trabalho ainda deve ser feito”, diz Touvier. Segundo o sítio Fox News, por ser um estudo observacional, não é possível indicar causa e efeito, pois pode haver outros problemas de saúde escondidos que a pesquisa pode ter deixado passar.

Segundo a pesquisadora, “uma coisa podemos concluir que o consumo excessivo de açúcar pode levar a péssimos resultados e a evidência é clara quanto a isso”.


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo