Estilo de Vida

Qual a diferença entre fibras solúveis e insolúveis? Saiba por que é importante ingeri-las

Reprodução/ Pixabay

 

ANÚNCIO

Você deve estar pensando o quão confuso é isso tudo. Primeiro você tem que comer mais fibras, depois vem alguém dizer que tem dois tipos e que cada uma delas é igualmente importante.

Parece avassalador, mas não é. O sítio estrangeiro HealthLine aconselha a comer uma grande gama de alimentos a base de vegetais, e assim você estará coberto.

Recomendados

São vários os tipos de fibras, elas podem ser classificadas por solubilidade, viscosidade, fermentabilidade e procedência.

Esta última que dizer se a fibra é dietética, proveniente de alimentos, ou funcional, extraída, isolada e adiciona a alimentos processados.

Neste artigo falaremos sobre a solubilidade, sendo esta a categoria mais popular e uma das formas mais uteis de classificar este tipo de carboidrato.

aveia

 

Sim! Fibras são carboidratos, bons e de difícil absorção. Não precisa se preocupar caso você faça dieta low-carb ou cetogênica, pois é necessário a ingesta delas até mesmo nesses regimes.

Afinal, Qual a diferença entre fibras solúveis e insolúveis?

Como o próprio nome diz estamos falando da capacidade de do nutriente de absorver agua e ficar disponível para digestão quando ela chega ao intestino.

  1. As fibras solúveis absorvem os líquidos e produzem um gel, retardando o trânsito intestinal e ativando a circulação sanguínea na região. Elas ainda controlam o pico de insulina, diminuindo a velocidade que a glicose entra no sangue.
  2. Já as insolúveis passam intactas pelo intestino, estão presentes nas cascas das frutas e agem como aceleradores do processo, alimentando bactérias intestinais, aumentando o bolo fecal e atuando como probióticos.
chia

As principais fontes de fibras solúveis são:

  1. Aveia
  2. Lentilha
  3. Soja
  4. Mandioca
  5. Beterraba
  6. Ervilha
  7. Chia
milho

Fibras insolúveis aprecem bastante em:

  1. Farelo de trigo
  2. Milho
  3. Feijão
  4. Folhas
  5. Cereais integrais
  6. Cascas de frutas
  7. Abóbora

Tags

Últimas Notícias