Um especialista explica como o corpo reage quando deixamos de consumir açúcar

Por Rodrigo Almeida

Todo mundo tem um amigo ou conhecido que precisa de pelo menos cinco colheres de açúcar para adoçar um copo de bebida.  E mesmo que você não seja essa pessoa, sempre tem um momento que a vontade de comer uma sobremesa tenta sobrepujar qualquer força de vontade que você possa ter.

No entanto, mesmo que sucumbamos a esse desejo, no longo prazo atitudes assim podem causar sérios problemas de saúde. Renunciar aos doces e qualquer colherzinha de açúcar por um tempo pode ser uma das tarefas mais impossíveis.

Mas, se você se propõe a esse desafio poderá gozar de níveis mais saudáveis de gordura e insulina na correte sanguínea por exemplo. Isso tudo nos leva a uma pergunta:

doces Reprodução/ Pixabay

Como reage o corpo humano se você deixa de consumir açúcar?

O cirurgião bariátrico Brian Quebbemann explicou à revista Men’s Health parte das reações pelas quais passa o corpo humano ao deixar de consumir doces e sobremesas.

  • A insulina diminui até se estabilizar. Não passara por picos e quedas dos níveis de açúcar
  • A adrenalina aumenta e ajuda livrar de glicogênio, glicose armazenada no tecido muscular

“Você passará por isso em menos de 24 horas”, explica o doutor. Mas nos cinco dias seguintes, “o fígado produzirá cetonas a partir da gordura porque não há mais açúcar como conte energética, é a partir daí que o corpo entra em cetose, conhecido como um modo de queima de gordura”, isso é a base central da dieta cetogênica.

O corpo precisa de açúcares, já que a glicose é o combustível principal, mas os médicos recomendam comer carboidratos complexos e saudáveis: “mesmo que eles produzam açúcar como resultado, o processo é completamente normal e saudável”.


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo