Estilo de Vida

Um especialista explica como o corpo reage quando deixamos de consumir açúcar

Todo mundo tem um amigo ou conhecido que precisa de pelo menos cinco colheres de açúcar para adoçar um copo de bebida.  E mesmo que você não seja essa pessoa, sempre tem um momento que a vontade de comer uma sobremesa tenta sobrepujar qualquer força de vontade que você possa ter.

No entanto, mesmo que sucumbamos a esse desejo, no longo prazo atitudes assim podem causar sérios problemas de saúde. Renunciar aos doces e qualquer colherzinha de açúcar por um tempo pode ser uma das tarefas mais impossíveis.

Mas, se você se propõe a esse desafio poderá gozar de níveis mais saudáveis de gordura e insulina na correte sanguínea por exemplo. Isso tudo nos leva a uma pergunta:

Recomendados

Como reage o corpo humano se você deixa de consumir açúcar?

O cirurgião bariátrico Brian Quebbemann explicou à revista Men’s Health parte das reações pelas quais passa o corpo humano ao deixar de consumir doces e sobremesas.

  1. A insulina diminui até se estabilizar. Não passara por picos e quedas dos níveis de açúcar
  2. A adrenalina aumenta e ajuda livrar de glicogênio, glicose armazenada no tecido muscular

“Você passará por isso em menos de 24 horas”, explica o doutor. Mas nos cinco dias seguintes, “o fígado produzirá cetonas a partir da gordura porque não há mais açúcar como conte energética, é a partir daí que o corpo entra em cetose, conhecido como um modo de queima de gordura”, isso é a base central da dieta cetogênica.

O corpo precisa de açúcares, já que a glicose é o combustível principal, mas os médicos recomendam comer carboidratos complexos e saudáveis: “mesmo que eles produzam açúcar como resultado, o processo é completamente normal e saudável”.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos