Cientistas da NASA obtêm importantes descobertas sobre intrigante planeta ‘GJ 1132b’

Por Wellington Botelho

Cientistas obtiveram importantes descobertas sobre intrigante planeta ‘GJ 1132b’. Como revelado pela NASA, o corpo celeste foi identificado em 2015 e é estudado desde estão.

De acordo com a instituição espacial, GJ 1132b orbita uma estrela do tipo M em apenas 1,6 dias. Ele fica a 39 anos-luz da Terra.

A agência revelou nesta terça-feira (28) que os cientistas acham que esse 'mundo flamejante' pode ter uma atmosfera, um oceano de magma e poderia oferecer pistas para a evolução de Vênus em nosso próprio sistema solar.

Orbitando tão perto de sua estrela, a uma distância de apenas 1,4 milhão de milhas, o planeta é inundado com luz ultravioleta diariamente.

"Em planetas mais frios, o oxigênio pode ser um sinal de vida alienígena e habitabilidade. Mas em um planeta quente como o GJ 1132b, é um sinal do exato oposto – um planeta que está sendo cozido e esterilizado", disse Laura Schaefer, astrônoma de Harvard.

"Este planeta pode ser a primeira vez que detectamos oxigênio em um planeta rochoso fora do sistema solar", afirmou o co-autor Robin Wordsworth.  As pesquisas para novas informações seguiram no projeto.

NASA NASA