5 sinais de que você tem burnout e dicas para preveni-lo; doença entrou na classificação da OMS

Por Rodrigo Almeida

A Organização Mundial da Saúde (OMS) adicionou a síndrome de Burnout à lista de doenças mentais que são ligadas ao emprego e desemprego. A CID (Classificação Internacional de Doenças) é um lista que cataloga as enfermidades que assolam a humanidade em uma gama de classes.

A psicoterapeuta Sandra Jaun, em uma coluna para o sítio estrangeiro Web MD, explica que pessoas que sofrem da síndrome relatam perda de entusiasmo, pessimismo exagerado e baixa sensação de realização.

Segundo ela, os sintomas da doença afetam a saúde física e mental igualmente. A doutora ainda cita um estudo de 2007 da Associação Americana de Psicologia que 75% dos americanos sofrem algum tipo de sintomas de estresse em algum mês.

Caso você tenha os sintomas, a Dra. Jaun aconselha que você procure ajuda profissional. Confira como identifica-lo e o que fazer para prevenir a sínfrome de burnout.

De acordo com a especialista estes 5 sinais são os sinais que você deve ficar de olho

  • Dor – sintomas físicos recorrentes como: dor de cabeça, dor no estomago e dores musculares
  • Raiva – irritabilidade e raiva constantes
  • Indiferença – motivação, determinação e interesse baixos
  • Negatividade – Pessimismo
  • Cansaço – fadiga emocional e física. Começar o dia sempre desgastado e não conseguir descansar nos dias de folga
burnout Reprodução/ Pixabay

Siga estas 5 dicas para cuidar melhorar o ânimo:

  • Exercício: ao menos 30 minutos por dia já é suficiente para aumentar os níveis de dopamina
  • Relaxamento: atividades prazerosas ajudam assim como meditação e exercícios de relaxamento
  • Sono: controle os horários de forma meticulosa. Durma e acorde sempre no mesmo horário, com ao menos 7 horas de sono por dia; 8 horas é o essencial.
  • Socialização: conecte-se com sua família, amigos, parceiros; convício social ajuda a dissipar o estresse.
  • Nutrição: elimine comidas processadas e coma mais alimentos naturais

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