Cientistas da NASA revelam que encontro de duas galáxias gerou novas estrelas e planetas

Por Wellington Botelho

Cientistas da NASA revelaram que o encontro de duas galáxias gerou novas estrelas e planetas. A galáxia irregular NGC 4485 mostra todos os sinais de um choque com uma galáxia de contorno.

Em vez de destruir a galáxia, o encontro criou uma nova geração de estrelas e presumivelmente planetas. O lado direito da galáxia está explodindo com a formação de estrelas. Já o lado esquerdo, no entanto, parece intacto.

De acordo com NASA, a galáxia NGC 4490 está fora do fundo do quadro. As duas galáxias se 'enfrentaram' há milhões de anos e estão agora a 24 mil anos-luz de distância.

O cabo-de-guerra gravitacional entre elas criou ondulações de gás e poeira de alta densidade dentro de ambas as galáxias. Esta atividade provocou uma onda de formação de estrelas.

A NGC 4485 fica a 25 milhões de anos-luz de distância na constelação do norte Canes Venatici, revelou a instituição.

Esta nova imagem, capturada pela 'Wide Field Camera 3' do Hubble (WFC3), fornece uma visão adicional das complexidades da evolução.

O Telescópio Espacial Hubble é um projeto de cooperação internacional entre a Agência e a ESA (Agência Espacial Europeia). Confira a imagem completa:

NASA NASA

LEIA TAMBÉM:


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo