Estilo de Vida

Região do Polo Sul da Lua deve receber astronautas da NASA em 2024

A Agência Espacial Americana (Nasa) trabalha para enviar astronautas americanos à superfície da Lua em cinco anos. O Polo Sul lunar é a região escolhida para receber a missão espacial. De acordo com a instituição, o projeto está previsto para acontecer em 2024.

«Sabemos que a região do Polo Sul contém gelo e pode ser rica em outros recursos com base em nossas observações orbitais, mas, por outro lado, é um mundo completamente inexplorado», disse Steven Clarke, vice-administrador associado da Diretoria de Missão Científica da NASA.

Recomendados

«O Polo Sul está longe dos locais de pouso da Apollo, agrupados em torno do equador, por isso nos oferecerá um novo desafio e um novo ambiente para explorar, enquanto construímos nossa capacidade de viajar para o espaço.»

Por meio de milhares de órbitas na última década, o Lunar Reconnaissance Orbiter  (LRO – sigla em inglês) coletou as informações precisas sobre a região, oferecendo aos cientistas detalhes sobre topografia, temperatura e localização da provável água congelada.

Antes de um retorno humano, a NASA está planejando enviar novos instrumentos científicos e cargas úteis de demonstração de tecnologia.

Água na lua

Os pisos das crateras polares atingem temperaturas frias porque estão permanentemente na sombra como resultado do ângulo baixo em que a luz solar atinge a superfície da Lua nas regiões polares.

Segundo a agência, essas crateras permanentemente sombreadas apresentam algumas das temperaturas mais baixas do sistema solar (de pelo menos ‘-248’ graus Celsius). O gelo de água é estável a estas temperaturas e acredita-se que algumas destas crateras abrigam depósitos significativos.

Sombras Permanentes na Lua

A água gelada do Polo Sul da Lua pode ter recuado bilhões de anos e não ter sido contaminada pela radiação do Sol ou pelos processos geológicos que constantemente agitam e renovam superfícies planetárias.

LEIA TAMBÉM:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos