Telescópio da NASA faz descoberta impressionante sobre buraco negro gigante

Por Wellington Botelho

O Telescópio Spitzer da NASA fez uma descoberta impressionante sobre uma buraco negro gigante. O equipamento conseguiu capturar um espetacular fenômeno na escuridão espacial.

Uma foto mostra raios saindo do buraco negro tão rápido que os torna invisíveis. O equipamento registrou a ocorrência irradiando em infravermelho.

Esse buraco negro, com uma massa de 6,5 bilhões de sóis, está localizado na galáxia elíptica Messier 87 (M87). O arquivo mostra toda a galáxia em luz infravermelha.

Localizada a cerca de 55 milhões de anos-luz da Terra, a M87 tem sido objeto de estudo astronômico por mais de 100 anos e foi fotografada por muitos observatórios da NASA.

Este ‘jato’ brilhante de material de alta energia, produzido por um disco de material girando rapidamente ao redor do buraco negro, é visível em múltiplos comprimentos de onda de luz, de ondas de rádio a raios-X.

Quando as partículas no jato afetam o meio interestelar, elas criam uma onda de choque que se irradia nos comprimentos de onda de luz infravermelha e rádio, mas não na luz visível.

O jato mais brilhante, localizado à direita do centro da galáxia, está viajando quase diretamente em direção à Terra. Seu brilho é amplificado devido a sua alta velocidade em nossa direção, mas ainda mais por causa do que os cientistas chamam de "efeitos relativísticos".

O segundo jato, ao contrário, está se afastando tão rapidamente de nós que os efeitos relativísticos o tornam invisível em todos os comprimentos de onda. Mas a onda de choque que ela cria no meio interestelar ainda pode ser vista.

De acordo com a NASA, localizada no lado esquerdo do centro da galáxia, a onda de choque se parece com uma letra "C." invertida.

Combinando observações no infravermelho, ondas de rádio, luz visível, raios-X e raios gama extremamente energéticos os cientistas podem estudar a física desses poderosos jatos.

Buraco negro NASA