10 sinais de que você deu para alguém o poder de controlar a sua vida

Por Victória Bravo

É normal que alguma vezes a opinião dos outros ou suas atitudes – como o mau humor, por exemplo – terminem causando algum tipo de impacto no nosso dia. Mas afinal, quando isso se torna perigoso e passamos a dar para o outro o poder sobre a nossa vida?

Para trazer esta resposta, a psicoterapeuta Amy Morin decidiu reunir dez maneiras em que deixamos que os outros influenciem negativamente a forma como pensamos, sentimos ou nos comportamos.

Confira a seguir no texto traduzido e adaptado do portal Psychology Today:

  1. Você cede a pressão emocional

Se você muda seu comportamento porque alguém está apelando para causar pena ou culpa, esta pessoa ganha poder sobre você. Fale, cumpra sua palavra e não ceda, mesmo quando alguém tente brincar com suas emoções.

  1. Você permite que a opinião de outra pessoa dite seus valores

Algumas pessoas não vão gostar da sua personalidade e outras não vão gostar das suas escolhas, mas não precisa deixar que suas opiniões afetem como você se sente em relação a si mesmo. Se sentir mal consigo mesmo com base no que alguém diz ou como se sente em relação a você, dá a essa pessoa muito poder sobre a sua vida.

GIF Reprodução / Know Your Meme
  1. Você não estabelece limites saudáveis

Você decide o que permitir em sua vida. Ficar ressentido com as pessoas que consomem muito da sua energia é um sinal de que você não está estabelecendo limites claros. Trabalhe para estabelecer limites físicos, emocionais e financeiros sempre de maneira clara.

  1. Você se queixa de todas as coisas que você tem que fazer

Você também pode escolher o que fazer com o seu tempo. Você não é forçado a ir ao trabalho, consultar um médico ou participar de uma reunião de família. Haverá consequências se você não fizer algumas dessas coisas, mas elas ainda são suas escolhas.

  1. Você guarda ressentimentos

Um ressentimento não diminuirá a vida da outra pessoa, mas pode causar estragos em você. Manter a raiva do passado permite que um indivíduo que o decepcionou ainda ocupe espaço em sua vida. Isso não quer dizer que você precisa permitir que pessoas tóxicas fiquem por perto, mas sim que não se deve desperdiçar sua energia com elas.

GIF Reprodução / Giphy

  1. Você muda seus objetivos porque foi rejeitado

Desistir depois de receber um não tira seu poder de determinar o que fará com a sua vida. Se você foi recusado para uma promoção ou um projeto não foi aceito, não desista. Só porque outras pessoas não reconhecem o seu potencial não significa que você não pode ter sucesso.

  1. Você tenta provar que alguém estava errado.

Quando alguém duvida de você, pode ser tentador tentar provar que ele está errado. Certifique-se de que seu propósito é sobre o seu próprio desejo de ter sucesso, não sobre convencer as pessoas de que elas estavam erradas sobre o que achavam de você.

  1. Você deixa que outras pessoas tragam à tona seu pior lado

Você vai se deparar com pessoas que têm a capacidade de trazer a sua pior versão à tona. Elas podem provocá-lo a dizer coisas das quais você se arrepende ou pressioná-lo a fazer coisas que normalmente não faria. Mantenha-se fiel aos seus valores e se recuse a deixar que os outros tenham uma influência negativa sobre você.

GIF Reprodução / Giphy
  1. Você perde tempo da sua vida conversando sobre pessoas que não gosta

Cada minuto que você gasta pensando em alguém que não gosta, ou reclamando de alguém que não quer estar por perto, é tempo que você entrega á àquela pessoa.

  1. Você trabalha duro para evitar críticas

O feedback dos outros pode ser fundamental para ajudar você a se tornar alguém melhor. No entanto, se você valoriza muito a opinião das outras pessoas, pode acabar tomando atitudes apenas para se privar de levar a críticas. É impossível viver a melhor versão de você mesmo e da sua vida quando seu foco é agradar os outros.

Como recuperar seu poder

Se você perceber que está dando para alguém o poder sobre a sua vida, saiba que não está sozinho: todo mundo faz isso às vezes. A boa notícia é que nunca é tarde demais para começar a recuperar seu poder.

Comprometa-se a se tornar o motorista – ao invés do passageiro – na sua vida. Fazer um esforço consciente para manter o controle de como você pensa, sente e se comporta, ajudará a construir a mentalidade necessária para alcançar todo o seu potencial.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo