Tecnologia: Maioria dos antivírus para o sistema Android são inúteis, de acordo com estudo

Por Wellington Botelho

Um estudo publicado pela empresa austríaca AV-Comparatives indica que pelo menos dois terços dos antivírus existentes para o Android são inúteis e não funcionam da maneira que os promovem.

A organização testou 250 soluções contra vírus, anunciadas como Virus Shield , na loja Google Play Store. Apesar da promessa, os apps eram apenas uma barra de progresso.

Apenas 80 soluções atingiram 30% de eficácia

O grupo investigativo fez um teste simples: cada antivírus foi instalado em um equipamento independente e automatizou o dispositivo para abrir um navegador, baixar um aplicativo com conteúdo malicioso e instalá-lo.

No entanto, os resultados foram impressionantes: apenas 80 dos 250 atingiram a eficácia mínima de 30% necessária. Na verdade, muitas soluções nem examinavam os aplicativos que os telefones estavam baixando, apenas olhando o nome do APK ou o pacote de instalação. Apps arriscados:

ativirus Av-Comparatives

Muitos aplicativos se detectavam a si mesmo como malware: não tendo seu próprio pacote de instalação na lista de permissões, o antivírus era marcado como um vírus.

Isso também significa que, se um APK malicioso transportar a extensão "com.apple. [Qualquer nome] .apk", uma grande parte do antivírus permitirá que ele entre em seu telefone sem problemas.

Uma fraude sistemática

Os 170 aplicativos que não ultrapassaram a barreira mínima de 30% são considerados uma fraude. O AV-Comparatives garante que a maioria desses aplicativos pareça ser desenvolvidao por programadores amadores ou por empresas de software que não pertencem ao ramo de segurança.

LEIA TAMBÉM:

(none)
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo