Estilo de Vida

Diabetes: fator de risco relacionado à doença é comum em 80% dos pacientes

O diabetes atinge 14 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados não oficiais. Isso porque, estima-se que cerca de 50% não sabe que tem a doença.

O endocrinologista Antônio Carlos do Nascimento explica que a doença é silenciosa e aumenta em até cinco vezes a chance de Infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Segundo o especialista, “80% dos pacientes que possuem diabetes do tipo 2 têm problemas de obesidade.» Esse é resultado da incompetência da ação da insulina, boa parte a partir de alterações propiciadas pelo organismo desregulado.

Recomendados

Os principais sintomas costumam ser sede intensa, urina em excesso e coceira no corpo. Se já houver casos da doença na família é recomendado fazer o exame de glicemia em jejum para verificar a taxa de açúcar no sangue.

O médico alerta sobre a negligência ao tratamento, “a falta de cuidados com a doença pode levar a sérios comprometimentos à saúde e redução na expectativa de vida”.

No entanto, o doutor conlui que «o controle dos níveis glicêmicos com dieta, exercícios e medicamentos pode proporcionar qualidade de vida muito próxima a de indivíduos não diabéticos”.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos