Estes alimentos são supersaudáveis, mas devem ser ingeridos com cuidado por causa da grande quantidade de calorias

Por Rodrigo Almeida

Saudável e hipocalórico, lamentavelmente, não costumam andar de mãos dadas. O treinador e Nutricionista Matías Machetti comparou uma fatia de pão integral recheada com meio abacate com uma fatia de pão branco tostada e untada com creme de chocolate e avelã (o famoso Nutella).

A torrada com chocolate, a escolha menos saudável, apresentou a menor quantidade de calorias. Isso até parece enganação, mas para tudo há uma explicação.

abacate Reprodução/ instagram

Quando falamos de alimentos saudáveis, nos referimos à qualidade de seus nutrientes e aos efeitos deles sobre o organismo, e não à quantidade de calorias que possuem. Afinal, a equação calorias ingeridas/ calorias gastas é o que determina a perda, manutenção ou ganho de peso.

Por isso, o sítio estrangeiro Nueva Mujer listou alguns alimentos que você deve tomar cuidado. Pois, apesar de saudáveis, eles contêm grande quantidade de calorias e devem ser ingeridos com precaução.

Oleaginosas

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Conhecidos por ter pouca quantidade de água, temos entre eles o amendoim, nozes, avelãs e castanhas. São ótimos para os lanches porque ajudam a dar saciedade, devido ao alto conteúdo de proteínas e de gorduras boas.

No entanto, muito cuidado! Cada grama de gordura possui nove calorias e cada uma de proteína possui seis. Quando for usa-lo como parte do lanche da tarde não exagere e lembre-se evitar o sal.

Abacate

abacate iStock

Esta fruta é um superalimento, já falamos da alta carga nutritiva, como ele pode ser extremamente versátil e completar qualquer tipo de dieta. O ponto negativo já foi elucidado por Machetti.

Como ele possui muitas gorduras boas, a quantidade de calorias também sobe pelas paredes. Segundo a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO), um abacate (médio) de 100 gramas tem 96 calorias.

Azeite

O produto é riquíssimo em antioxidantes, ajuda a abaixar o colesterol ruim e é uma ótima alternativa de óleo saudável. No entanto, uma colher de sobremesa contém 120 calorias de acordo com a Taco.

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En mi consultorio gran parte llega confundido y frustrado porque come sano y no está como quiere… . Pero… . 🤔alimento saludable, es igual que bajo en calorías? . No!.. Cuando decimos saludable estamos refiriéndonos más que nada a la composición del alimento, es decir a la calidad de sus nutrientes y el efecto positivo en el organismo, en cambio, las calorías van por separado y pueden ser bajas o altas independientemente de los nutrientes saludables de un producto alimenticio… . En este ejemplo se ve bárbaro mismas calorias, si sobran las dos generan tejido adiposo y están mal enfocadas al plan (porque sobra!)…pero una nutre y está idealizada( con palta) y la otra está demonizada (pastas cremosa alta en grasa y azúcar, tmb la de mani entra, peor con mermeladas o miel)… . 🤨pero repito si sobra calorias "al final del dia", las dos, hacen aumentar %graso! . 🤔Tmb al revés se asocian alimento “light“ o bajo en calorías como sanos o bien, creen que todos los alimentos que son saludables no engordan y pueden consumirse en mayores cantidades aun cuando queremos adelgazar. . 👨‍🍳Ejemplo! sano pero alto en calorias ojo! . 🥄El aceite de oliva 🌰las frutas secas 🥜maní o manteca de maní 🥑palta 🍫el chocolate negro 🥄semillas 🥄salvado de avena 🥄Etc largo… . Por esto y mucho más recurrí a tu nutri para que te acomode tanto en la calidad, macros y en las calorias…🤗 . #Nutricional #Nutrición On Line #Nutrición a Domicilio #Entrenamiento integral a distancia #Suplementación #deportiva Talleres de #nutrición #Entrenamiento personal en #gimnasio #fitness #boby #fitnessadictive #nutrition #freezer #bodybuilding . Lic. Matías Marchetti
#Nutricionista Matriculado N°7210 🌐www.matiasmarchetti.com.ar
Mi celu: (+54) 911-3060.5711

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