Estilo de Vida

Verão: Saiba Como prevenir doenças de pele comuns nessa estação

Ir para a praia ou piscina é uma das principais maneiras de aproveitar o verão. No entanto, o calor e esses locais úmidos acabam sendo favoráveis também para fungos e bactérias. Não é preciso deixar de curtir a água e o sol para evitar ‘marquinhas’ desagradáveis, basta tomar alguns cuidados para prevenir o aparecimento de doenças de pele comuns nessa estação.

Entre os problemas mais comuns estão micoses, como a chamada popularmente de ‘pano branco’; bicho geográfico; erisipela; foliculite; acne solar, impetigo(infecção de pele contagiosa) e herpes labial.

Micoses de pele

Recomendados

A umidade e o calor propagam fungos, portanto não fique com roupas e calçados molhados por muito tempo e evite compartilhar toalhas, roupas íntimas e de banho. Também é importante secar bem todas as partes do corpo, principalmente, virilhas e entre os dedos do pé.

E você sabia que dividir cadeiras de praia também pode ser um risco para a saúde? Pois é, o assento e o encosto úmido de plástico também podem causar micoses de pele, como manchas brancas e escamação. Sentar sob uma canga ou toalha é a solução

O dermatologista Murilo Drummond explica que outra situação comum é a pessoa já ter uma micose, como a chamada popularmente de ‘pano branco’, e a exposição ao sol evidenciar a mancha.

Outra micose comum no verão é a dermatofitose, ela é transmitida por contato direto. Após o contágio, surgem manchas vermelhas arredondadas e a coceira começa.

Bicho geográfico

O bicho geográfico é causado pela larva migrans que ‘anda’ debaixo da pele do ser humano. A larva pode estar presente nas fezes de cachorros e o contágio acontece pelo contato direto com o solo infectado. Por isso, a importância do tutor sempre recolher o cocô de seu cão. E para quem está na praia, mais uma vez, a canga ou toalha é a melhor amiga na hora de se sentar na areia.

Manchas parecidas com um rastro sobre a pele são o principal sintoma da infecção. «Geralmente essas marcas são discretamente elevadas, avermelhadas e coçam bastante», diz Murilo Drummond. O tratamento é feito com pomadas antiparasitárias.

Erisipela

A erisipela é uma inflamação na pele que pode atingir um vaso linfático. Na maioria dos casos, a infecção é causada pela bactéria streptcoccus em um ferimento.

A doença se torna mais comum no verão devido ao aumento da umidade e do calor, que favorecem a proliferação de fungos que podem causar machucados. «A erisipela é uma infecção cutânea que pode provocar alterações dos vasos linfáticos – vasos auxiliares na drenagem dos membros inferiores», explica Breno Caiafa, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ).

Foliculite

Essa infecção é causada por bactérias estafilococos e aqui a umidade e o calor também são vilões. Raspar ou depilar os pelos também é um hábito que tornam o risco maior.

A foliculite é caracterizada por pequenas bolinhas amarelas ou vermelhas, principalmente, na axila, virilha, bumbum e barba.

Geralmente, o quadro é tratado com pomadas antibióticas e sabonetes antissépticos. Pode ser necessário também evitar a depilação.

Acne solar

A acne solar pode surgir dias após uma exposição solar excessiva São pequenas lesões avermelhadas, principalmente, no rosto, tronco e ombros. Esses ferimentos inflamados podem ficar doloridos

O uso de bucha vegetal durante o banho nas regiões mais oleosas da pele e de sabonetes com enxofre e ácido salicílico pode prevenir e reduzir a inflamação.

Impetigo

Impetigo é uma infecção bacteriana causada pela bactéria staphylococcus aureus ou streptococcus pyogenes.

O estágio inicial da doença é marcado por manchas avermelhadas que parecem queimaduras de cigarro. Com a piora da inflamação pode ocorrer secreção e a formação de crostas ou bolhas. Nesse quadro, a infecção é bastante contagiosa.

Herpes labial

O vírus da herpes labial é estimulado pelo sol, por isso ocorre o aumento de casos no verão. Portanto, deve se evitar a exposição nos períodos mais quentes do dia, e, além de usar filtro solar no corpo, é fundamental aplicar protetor labial.

Como tratar doenças de pele

As micoses são tratadas com medicamentos específicos de acordo com o agente causador. Portanto, é fundamental procurar um médico que poderá fazer testes clínicos para identificar corretamente a causa.

«Tratar uma irritação de pele erroneamente como se fosse um fungo pode piorar a doença. Uma pomada inadequada pode acabar alimentando um fungo e piorar a doença», diz o dermatologista.

Drummond conta que muitas vezes o paciente pode confundir um ressecamento de pele causado pelo sol com uma micose. Mais um motivo para buscar atendimento médico para tratar esse tipo de problem

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos