Estilo de Vida

7 atitudes capazes de fortalecer o relacionamento

Fortalecer os laços de um relacionamento amoroso não é um bicho de sete cabeças. De acordo com Ph.D em psicologia Ronald E. Riggio, é possível alcançar este objetivo com apenas sete estratégias simples.

Confira quais são as estratégias que ele reuniu em um artigo do Psychology Today:

  1. O efeito da expectativa

Para o especialista, este é um dos melhores fenômenos psicológicos. A pesquisa liderada pelo psicólogo Robert Rosenthal mostra que ao manter expectativas positivas sobre o comportamento de outra pessoa, podemos influenciar sutilmente seu comportamento de maneira positiva.

Recomendados

Acreditar no potencial da pessoa e até elogia-la («Você é uma boa pessoa»; «Eu acho fabuloso»; «Você terá sucesso») pode fazer você com que ela se sinta melhor e também tenha um melhor desempenho.

  1. Apoio social positivo

Uma pesquisa mostra que fornecer apoio positivo – especialmente em momentos de estresse –  pode ajudar o parceiro a lidar melhor com isso. Por isso, é importante evitar a negatividade na relação de apoio.

Exemplos de apoio social negativo são comentários como «eu avisei» ou críticas de maneira punitiva ou reprovadora.

A melhor forma de apoiar é ser positivo e escutar mais ao invés de falar. Se o seu parceiro precisa ser ouvido e compreendido, seja empático. Tente ajudar a resolver o problema e se surgirem dúvidas, sempre pergunte.

  1. Reciprocidade

Este passo é importante para todas as outras estratégias. Em essência, a norma da reciprocidade afirma que, se alguém nos faz um favor, nos sentimos endividados e há uma motivação psicológica para retribuir de alguma forma.

Então, se o nosso parceiro nos parabeniza, sentimos a necessidade de retornar o elogio. A chave é se concentrar nos atributos e comportamentos positivos do parceiro. Parabenize, faça um favor, ajude com uma tarefa e, consequentemente, você receberá algo positivo em troca.

  1. Cognição

Quando a pessoa está focada apenas em aspectos negativos (doente, estressada com o trabalho, etc), tente fornecer uma maneira alternativa de ver a situação a partir de uma perspectiva mais positiva. Esta técnica é antiga e tem a eficácia comprovada.

  1. Ouvir com empatia

O objetivo da escuta empática é permitir que seu parceiro revele sentimentos, pensamentos, preocupações, tensões ou problemas, demonstrando sempre empatia por eles.

Uma dificuldade é a nossa tendência de querer sempre dizer alguma coisa (oferecer conselhos ou sugestões), mas é importante concentrar-se simplesmente em entender as emoções e preocupações da outra pessoa e mostrar que entendemos seus sentimentos.

escuta empática pode fazer com que nosso parceiro se sinta melhor, alivie o estresse e tenha uma maior sensação de segurança.

A norma da reciprocidade sugere que, se formos um ouvinte empático, nosso parceiro também se tornará mais empático.

  1. Respeito positivo incondicional

Esta técnica desenvolvida pelo psicólogo humanista Carl Rogers, consiste em aceitar e apoiar um ente querido, independentemente do que a pessoa tenha feito, experimentado ou dito.

Assim como a escuta empática, mostrar uma atitude positiva incondicional requer paciência e prática. Você precisa suspender seus próprios sentimentos e opiniões e simplesmente valorizar o outro indivíduo. Com o tempo, seu parceiro deve retornar uma atitude positiva incondicional.

  1. Perdão

Quando seu parceiro erra, é importante manter o perdão no relacionamento. Todos cometemos erros e, ao mostrar perdão, podemos começar a reparar relacionamentos quebrados.

Ainda assim é preciso lembrar que os relacionamentos são uma via de mão dupla. Por isso, ambos os parceiros devem participar desses comportamentos psicológicos positivos para que um relacionamento seja bem-sucedido.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos