Estilo de Vida

Qual a diferença entre açúcar e carboidrato? Por que devemos cortar um e aumentar ingestão de outro

Muitos tratam açúcares e carboidratos como os vilões do mundo moderno. Com o primeiro a preocupação é pertinente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o açúcar é um dos principais fatores de risco da diabetes tipo 2 e a instituição emite alertas sobre o consumo dele a pelo menos 10 anos.

Em 2015, a OMS indicou que os países desenvolvidos e em desenvolvimento deveriam reduzir o consumo diário de açúcar para 10% da ingestão calórica, isso seria cerca de 25 gramas. Para se ter uma ideia, uma lata de refrigerante de 350ml contém 35 gramas, 10 a mais que o recomendado.

O brasileiro consome, segundo dados da própria OMS, 75 gramas de açúcar por dia. Isso porque o consumo de alimentos ultraprocessados é muito alto, temperos como ketchup e melhor barbeche e sucos de frutas industrializados também são muito açúcar escondido e que fazem parte da dieta do brasileiro.

Recomendados

Ter essa informação em conta é importante, pois agora o Ministério da Saúde vai obrigar fabricantes de produtos com alto teor de açúcar a informar no rótulo.

ARTIGOS QUE VOCÊ PODE SE INTERESSAR: 

Confira as 10 frutas com menor quantidade de carboidratos para inserir na dieta

3 frutas ótimas para acelerar o metabolismo e perder peso rapidamente

10 frutas com alto conteúdo de açúcar que quem tem diabetes ou quer emagrecer deve ter cuidado

Carboidratos: vilões ou mocinhos?

O carboidrato é uma categoria bem mais complexa. São quatro categorias grandes sendo que em uma delas está situada os açúcares. Deixar de ingeri-los é um tiro no pé do estilo de vida saudável. Quem fala isso são vários especialistas e a própria OMS, que indica uma ingesta de 60 a 70% das calorias diárias em forma de carboidrato.

O que deve ser levado em conta é a qualidade dos carboidratos a serem consumidos. Quem consome carboidratos simples, consome muito açúcar e entra na faixa de risco de doenças crônicas sérias. Fibras também são um tipo de carboidrato e são abundantes entre frutas e vegetais.

Para explicar um pouco melhor, o canal do Youtube Saúde na Rotina fez um vídeo bem legal sobre as diferenças entre os dois. Ter noções básicas sobre nutrição é a melhor forma conhecer melhor os alimentos e alimentar de maneira mais saudável.

Confira o vídeo com a explicação do especialista da diferença entre carboidratos e açúcares 

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos