5 Alimentos poderosíssimos no combate ao colesterol alto; confira as dicas dos especialistas

Por Rodrigo Almeida

Segundo a publicação da Escola de Medicina de Harvard, estes são os melhores alimentos para combater o colesterol alto e aumentar os níveis de colesterol bom, HDL.

Confira os 5 principais alimentos no combate  ao colesterol

Aveia

Uma maneira boa de começar a diminuir os níveis de colesterol é adicionar à dieta a aveia. A quantidade de fibras é o segredo de ser tão  benéfico. Vários estudos já comprovaram a efetividade. Com frutas como banana e morango ainda é possível ganhar mais um grama ou dois de fibras.

Leguminosas

São ricos em fibras solúveis e proteínas, um prato cheio para a saciedade. E a gama de variedades é incrível: lentilhas, feijão preto, feijão branco, ervilhas, cevada, etc. Eles também são bem versáteis, o que torna difícil de enjoar.

Nozes

Uma serie de estudos demonstram que as amêndoas, nozes, castanha-do-pará, amendoins e outras oleaginosas  são ótimas para a saúde do coração. Comer 25 a 35 gramas por dia de nozes é necessário para causar uma queda significativa nos níveis de colesterol ruim (LDL).

Comidas fortificadas com esteróis e estanóis

Essas substâncias extraídas de plantas têm a capacidade de absorver colesterol das comidas. Algumas empresas as adicionam aos produtos alimentícios desde granolas e barra de chocolates até suco de laranja.  Cerca de dois gramas já é suficiente para baixar o LDL em 10%.

Peixes gordurosos

Comer carne de peixes que contém alto índice de gordura pode abaixar o nível de LDL e aumentar a concentração de HDL, colesterol. Tudo porque esses peixes são ricos em ômega-3 e gorduras de boa qualidade. Eles previnem arritmias e reduzem a quantidade de triglicérides na corrente sanguínea.

 

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