5 erros comuns de quem faz dieta para perder peso e acaba atingindo o resultado contrário

Por Rodrigo Almeida

Quase todo mundo já passou por isso. Começar aquela dieta milagrosa que fez a melhor amiga perder quilos de gordura, mas com alguns meses de sofrimento, os resultados acabaram se invertendo. Em vez de emagrecer, os quilinhos se somaram e o processo acabou desperdiçando tempo e paciência.

Para que esses erros não se repitam, preparamos uma lista com cinco erros comuns que muitas pessoas já cometeram ao fazer dieta e deveriam deixar de lado. São hábitos comuns e muitas vezes mais atrapalham do que ajudam.

Lembre-se sempre de consultar um nutricionista para montar um plano balanceado de alimentação para que você não passe por nenhum déficit nutricional.

Confira as 5 dicas para evitar erros comuns de dieta que mais atrapalham do que ajudam

Coma saudável, mas sempre com moderação

É importante consumir alimentos saudáveis, as quantidades recomendadas de frutas e vegetais , proteínas e gorduras de boa qualidade, mas, como a vovó já dizia, tudo em excesso faz mal.

E isso não é diferente com alimentos indicados para baixar de peso. O ideal para emagrece é que haja déficit calórico, ou seja, consumir menos do que gasta. Segundo pesquisas científicas o recomendável é 15-20% menos.

Não deixe de comer proteína

Proteína é fundamental para aumentar a saciedade, construir músculos e perder peso. Estudos sugerem de 1,5 grama até 2,3 gramas para cada quilo de massa corporal é o ideal.

Coma mais gorduras insaturadas

Alimentação rica em gordura saturadas está relacionada com maior quantidade de gordura corporal, além disso o corpo humano prefere oxidar gorduras monoinssaturadas em vez de gorduras saturadas depois de atividade física.

Portanto, coma nozes, avelas, amêndoas, azeite de oliva, abacate. As Fontes animais mais recomendadas são sardinhas, atuns e salmão.

Não faça dietas milagrosas

Deixe de lado promessas de emagrecer em cinco dias, são as piores e mais perigosas. A perda de massa muscular que a maioria delas proporciona gera desequilíbrios hormonais e desacelera o organismo, resultando em ganho de massa.

Não seja restritivo

Muitas pessoas eliminam os alimentos da dieta que seriam supostamente prejudiciais. Ser flexível é a melhor maneira de permanecer num regime, como aquilo que te dá prazer, mas em menor quantidade e agregue mais alimentos saudáveis.

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