Estilo de Vida

Estas são as principais gorduras que você deve ingerir para manter a saúde em dia

As gorduras são fundamentais para o bom funcionamento do ornagismo e se ingeridas em boa quantidade podem fornecer energia e suplantar os carboidratos nos exercícios físicos.

Estas são as gorduras mais saudáveis e segundo a Health Beat,  publicação da Escola de Medicina de Harvard, e o sítio especializado Vitónica devem ser consumidas, se possível, em todas as refeições do dia.  

Gorduras Monoinsaturadas

Gorduras monoinsaturadas têm propriedades anti-inflamatórias e auxiliam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e efeitos benéficos na glicose sanguínea.

Recomendados

Alimentos que contêm grande quantidade de gorduras monoinsaturadas

  1. Azeites: de azeitona, de abacate, gergelim e amêndoa;
  2. Abacate;
  3. Nozes: macadâmia, avela, girassol, amêndoas, castanhas;
  4. Peixes: arenque, bacalhau, sardinha, salmão.

Gorduras poli-insaturadas

Ômega 3

Outra gordura que tem se mostrado essencial para o bom funcionamento do organismo é o ômega-3. Estudos indicam que ele tem papel no fortalecimento do sistema imunológico, diminui a pressão arterial e ajuda a prevenir e combater doenças cardiovasculares.

Ele pode ser feito por meio de suplementação, caso seja muito difícil inserir estes alimentos na dieta.

Estes são alimentos ricos em ômega-3

  1. Salmão enlatado
  2. Atum enlatado
  3. Sardinhas ou arenque enlatados
  4. Cavala
  5. Chia
  6. Castanhas

Ômega-6

É mais fácil de ser ingerido que o ômega-3, por isso os excessos desse tipo de gordura é mais comum. Além ser ruim para a saúde geral, o ômega-6 compete como o ômega-3 para ser absorvido.

Ele está presente na maior parte dos óleos vegetais e é usado em larga escala na alimentação moderna. Pesquisas ligaram o alto consumo desta gordura ao surgimento de câncer de próstata e de mama.

Apesar disso são essenciais para a dieta humana. O indicado é que consumamos até 5 vezes mais ômega -6 que ômega-3. Atualmente, alguns pesquisadores indicam que essa razão está em 20:1.

  1. aves
  2. salgadinhos, frituras e bolos
  3. a maior parte dos óleos vegetais
  4. gordura de palma
  5. óleo de semente de groselha negra
  6. colza ou óleo de canola
  7. Óleo de cânhamo
  8. Óleo de soja
  9. Óleo de algodão
  10. Óleo de semente de girassol
  11. Óleo de milho
  12. Óleo de cártamo
  13. produtos industrializados feitos com gordura vegetal

Uma boa forma de adicionar essas gorduras boas à dieta é temperar a salada, carnes e vegetais com os óleos indicados e misturar sementes e nozes às preparações. Nutricionistas indicam adicionar gorduras boas, como as monoinsaturadas e o ômega-3 em todas as refeições.

Fontes: Health Beat, publicação da Havard Medical School e Vitónica, sítio especializado em saúde e alimentação saudável.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos