Estas são as principais gorduras que você deve ingerir para manter a saúde em dia

Por Rodrigo Almeida

As gorduras são fundamentais para o bom funcionamento do ornagismo e se ingeridas em boa quantidade podem fornecer energia e suplantar os carboidratos nos exercícios físicos.

Estas são as gorduras mais saudáveis e segundo a Health Beat,  publicação da Escola de Medicina de Harvard, e o sítio especializado Vitónica devem ser consumidas, se possível, em todas as refeições do dia.  

Gorduras Monoinsaturadas

Gorduras monoinsaturadas têm propriedades anti-inflamatórias e auxiliam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e efeitos benéficos na glicose sanguínea.

Alimentos que contêm grande quantidade de gorduras monoinsaturadas

  • Azeites: de azeitona, de abacate, gergelim e amêndoa;
  • Abacate;
  • Nozes: macadâmia, avela, girassol, amêndoas, castanhas;
  • Peixes: arenque, bacalhau, sardinha, salmão.

Gorduras poli-insaturadas

Ômega 3

Outra gordura que tem se mostrado essencial para o bom funcionamento do organismo é o ômega-3. Estudos indicam que ele tem papel no fortalecimento do sistema imunológico, diminui a pressão arterial e ajuda a prevenir e combater doenças cardiovasculares.

Ele pode ser feito por meio de suplementação, caso seja muito difícil inserir estes alimentos na dieta.

Estes são alimentos ricos em ômega-3

  • Salmão enlatado
  • Atum enlatado
  • Sardinhas ou arenque enlatados
  • Cavala
  • Chia
  • Castanhas

Ômega-6

É mais fácil de ser ingerido que o ômega-3, por isso os excessos desse tipo de gordura é mais comum. Além ser ruim para a saúde geral, o ômega-6 compete como o ômega-3 para ser absorvido.

Ele está presente na maior parte dos óleos vegetais e é usado em larga escala na alimentação moderna. Pesquisas ligaram o alto consumo desta gordura ao surgimento de câncer de próstata e de mama.

Apesar disso são essenciais para a dieta humana. O indicado é que consumamos até 5 vezes mais ômega -6 que ômega-3. Atualmente, alguns pesquisadores indicam que essa razão está em 20:1.

  • aves
  • salgadinhos, frituras e bolos
  • a maior parte dos óleos vegetais
  • gordura de palma
  • óleo de semente de groselha negra
  • colza ou óleo de canola
  • Óleo de cânhamo
  • Óleo de soja
  • Óleo de algodão
  • Óleo de semente de girassol
  • Óleo de milho
  • Óleo de cártamo
  • produtos industrializados feitos com gordura vegetal

Uma boa forma de adicionar essas gorduras boas à dieta é temperar a salada, carnes e vegetais com os óleos indicados e misturar sementes e nozes às preparações. Nutricionistas indicam adicionar gorduras boas, como as monoinsaturadas e o ômega-3 em todas as refeições.

Fontes: Health Beat, publicação da Havard Medical School e Vitónica, sítio especializado em saúde e alimentação saudável.

 

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