Estes são os 4 benefícios que faz do tomate fundamental para a saúde

Por Rodrigo Almeida

O tomate é uma fruta presente na salada do brasileiro. Um ingrediente que todos estamos acostumados e que faz muito bem para a saúde do corpo humano. Baixo em calorias e colesterol, o tomate pode ser consumido de várias maneiras e até em forma de suco.

Consultamos sites especializados e nutricionistas para saber quais são os benefícios do tomate para a saúde e quais as qualidades do fruto que faz parte da macarronada até o vinagrete.

Melhora a visão

É rico em vitamina A e isso é fundamental para combater a degeneração macular, perda de visão relativa ao envelhecimento.

Regula a pressão arterial

Diminui os níveis de colesterol ruim (LDL), e também é rico em potássio. Já discutimos os benefícios do potássio para a saúde, e como ele é importante para combater a pressão alta e a ajuda a regular a saúde do coração.

Mantém o coração saudável

Possui uma grande quantidade de licopeno, antioxidante responsável pelo pigmento vermelho da fruta. Algumas pesquisas ligam esse nutrientes à regulação da pressão arterial e também o indicam como grande aliado da saúde do coração.

Previne o câncer

Por muitos anos o licopeno e os antioxidantes presentes no tomate são relacionados à prevenção do câncer de próstata. Pesquisas recentes indicam que essa fruta também é responsável pela prevenção de outros tipos de câncer, como de pulmão, bexiga, mama, estômago e colo do útero.

Tabela nutricional do Tomate

Valor energético 15.3kcal=64 1%
Carboidratos 3,1g 1%
Proteínas 1,1g 1%
Fibra alimentar 1,2g 5%
Fibras solúveis 0,0g
Cálcio 6,9mg 1%
Vitamina C 21,2mg 47%
Piridoxina B6 0,0mg 0%
Fósforo 20,2mg 3%
Manganês 0,1mg 4%
Magnésio 10,5mg 4%
Lipídios 0,2g
Ferro 0,2mg 1%
Potássio 222,4mg
Cobre 0,0ug 0%
Zinco 0,1mg 1%
Tiamina B1 0,1mg 7%
Sódio 1,0mg 0%

* % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades. Fonte: (TACO) – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo