Estilo de Vida

Confira 5 exercícios físicos para começar 2019 cuidando melhor da saúde

Existe um mundo de possibilidades além de levantar pesos em academias, correr na esteira ou no elíptico. Esses exercícios, por mais saudáveis e benéficos que sejam, não condizem com as expectativas de muitas pessoas e podem criar praticantes frustrados e desestimulados.

Existe uma gama de atividades físicas, como exercícios calistênicos, artes marciais, pilates, corrida, ciclismo, natação, yoga e etc. Todos esses com seus benefícios e particularidades, por isso é importante expandir o leque de opções e encontrar o mais adequado para cada um.

Elencamos 5 exercícios simples com a ajuda da Escola de Medicina de Harvard que auxiliam em uma centena de maneiras diferentes. Talvez seja mais interessante começar 2019 por eles em vez de se matricular pela 15ª vez na academia do bairro sabendo que isso pode não durar muito.

Recomendados

Confira 5 exercícios físicos para começar 2019 cuidando melhor da saúde

Natação

Você já deve ter escutado alguém dizer que natação trabalha todos os músculos do corpo. Pelo simples fato de boiar na água, ela também é extremante eficiente por relaxar e retirar carga excessiva das articulações.

Segundo a professora de medicina de Harvard I-Min-Lee, esse é um ótimo remédio para quem sofrer de artrite. Pesquisas ainda sugerem que nadar melhora o humor e o estado mental.

Tai Chi

Essa arte marcial incorpora movimentos de relaxamento, ou seja, é boa para mente e corpo. A doutora Lee indica essa prática para pessoas idosas porque trabalha equilíbrio e capacidade física. O Tai Chi é conhecido como “meditação em movimento”.

Treino de força

Esse tipo de treino fortalece a musculatura, preserva a saúde do cérebro, e facilita a perda de peso, explica a doutora. Músculos ajudam a queimar calorias, quanto mais treinados e adaptados a um exercício, mais eficientes e mais energia eles utilizam.

Caminhada

Simples e poderosa. Melhora os níveis de colesterol, fortalece os ossos, mantém a pressão sanguínea estabilizada e previne contra muitas outras doenças crônicas. Uma série de estudos indica que diversas atividades físicas, entre elas caminhar, melhora a memória e a saúde do cérebro à medida que envelhecemos.

Exercícios pélvicos

Esses exercícios não são estéticos, no entanto, fundamentais para a saúde da região pélvica e bexiga. As mulheres estão mais familiarizadas com eles, mas os homens também podem se beneficiar. São ótimos para prevenir e combater a incontinência urinária.

Lembre-se de se manter em movimento pelo menos 30 minutos por dia. E faça com que esses 30 minutos sejam divertidos. Seu corpo e mente agradecem.

Nunca se esqueça de consultar ajuda profissional. Consulte um educador físico e um médico antes de iniciar qualquer plano de treino.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos