Estilo de Vida

Como fazer alguém se apaixonar? Especialista revela o que desperta a atração do outro

Estudos independentes descobriram que a atração de longo prazo e amor romântico são mais prováveis em alguns cenários. Estes envolvem tanto atributos que geram atração em geral, como também fatores sociais.

A Ph.D em psicologia social Theresa DiDonato reuniu em um artigo dez características que podem fazer o outro se sentir atraído e acabar se apaixonando.

Confira:

Recomendados

  1. Similaridade.

A semelhança entre as crenças das pessoas e, em menor medida, a semelhança de seus traços de personalidade e formas de pensar fazem com que elas se sintam mais atraídas.

  1. Familiaridade.

A familiaridade com o outro, que pode ser causada por passar mais tempo juntos, viver próximo um do outro, pensar no outro ou antecipar a interação com o outro.

  1. Características desejáveis.

A aparência física externa considerada desejável e, em menor grau, traços de personalidade desejáveis.

  1. Gosto recíproco.

Quando a outra pessoa gosta e se sente atraída por você, sua atração por ela também pode aumentar.

  1. Influências sociais.

A união potencial que satisfaz as normas sociais gerais e aceitação social (dos amigos, por exemplo) pode ajudar as pessoas a se apaixonarem umas pelas outras.

Se uma união não satisfaz as normas sociais gerais ou não é aceita pelo circulo social de um deles, o amor pode acabar se perdendo.

  1. Necessidades de “preenchimento”.

Se uma pessoa pode atender às necessidades de companheirismo, amor ou sexo há uma chance maior de que a outra pessoa se apaixone por ela.

  1. Excitação e momentos inusitados.

Estar em um ambiente incomum ou excitante pode despertar paixão, mesmo se o ambiente é percebido como perigoso ou assustador (Dutton e Aron, 1974).

  1. Sinais específicos.

Uma característica particular do outro pode gerar uma atração particularmente forte; por exemplo, partes do seu corpo ou características faciais.

  1. Isolamento.

Passar mais tempo sozinho com outra pessoa pode contribuir para o desenvolvimento da paixão.

  1. Mistério.

Um certo grau de mistério em torno da outra pessoa, bem como a incerteza sobre o que a outra pessoa pensa ou sente, ou quando você pode iniciar o contato com ela, também pode contribuir para a paixão.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos