Estes são os 10 vegetais mais saudáveis do mundo

Por Rodrigo Almeida

Algumas pessoas têm dificuldade de incorporar vegetais na dieta, outras têm a necessidade de fazê-lo. Neste artigo, fizemos um apanhado em sites de saúde estrangeiros e brasileiros dos vegetais mais importantes para a prevenção de câncer, colesterol alto, doenças cardíacas e hipertensão.

Além disso, consumi-los diariamente é fundamental para manter os níveis de saúde e o bom funcionamento do corpo humano. Não se esqueça de consultar um nutricionista para adicionar esses vegetais na dieta, sempre equilibrando a ingesta correta de nutrientes.

Espinafre

É rico em nutrientes e baixo em calorias. Em 30 gramas é capaz de suprir as necessidades de vitamina K e 55% de vitamina A. Contém nutrientes que auxiliam na prevenção do câncer.  Um estudo científico também o ligou à diminuição da pressão arterial.

Couve-de-bruxelas

buxela Reprodução/ pixabay

Esse vegetal contém kaempferol, um antioxidante poderoso no combate aos danos oxidativos das células e prevenir doenças crônicas. Um estudo chegou à conclusão de que esse vegetal pode ser fundamental para prevenir o câncer colorretal.

Cenoura

As cenouras também são bastante efetivas na prevenção contra o câncer de próstata. Um estudo revelou que cada porção de cenoura consumida durante a semana é capaz de reduzir em 5% a chance desenvolver o câncer.

Outro estudo identifica a cenoura como inibidor do câncer de pulmão em fumantes. Pessoas que consumiram cenouras tiveram três vezes menos chances de desenvolver a doença do que aqueles que não consumiam.

Brócolis

Este vegetal é rico em sulforafano, um composto demonstrado em algumas pesquisas como grande inibidor de células cancerígenas. Estudos recentes demonstraram a capacidade de o sulforafano matar essas células em ratos de laboratório com câncer de mama.

Alho

alho Reprodução/ pixabay

É tratado como antibiótico natural há milênios por culturas ocidentais. Estudos recentes mostram a eficácia do alho como redutor do colesterol ruim, LDL, colesterol total e triglicérides e anabólico do colesterol bom, HDL. Também é comprovadamente anticancerígeno e capaz de regular a glicose sanguínea.

Ervilha

São ricos em fibras, proteínas, vitaminas A, C e K, além de possuir grande quantidade de soponina, um nutriente comprovadamente anticancerígeno. Pesquisas ligam essa substância à diminuição de tumores e redução do índice de crescimento de células cancerígenas.

Gengibre

gwngibre Reprodução/ pixabay

Estudos apontam as maravilhas anti-inflmatórias que o gengibre pode proporcionar. Essa raiz pode ser adicionada em diversos partos, sopas, chás e sobremesas. Já foram demonstradas capacidades de reduzir inflamação causada pela artrite, osteoartitre, lúpus e gota.

Couve folha

100 gramas são responsáveis por suprir 15% das necessidades de cálcio de uma pessoa adulta. É rica em antioxidantes e estudos já comprovaram ter a capacidade de reduzir os risco de câncer de próstata e em 57% o risco de glaucoma.

Repolho roxo

Estudos demonstraram em ratos de laboratório a eficácia do extrato de repolho roxo ser extremamente eficiente na proteção do coração, responsável por diminuir os níveies de colesterol no sangue, prevenir de danos ao coração e fígado.

Batata doce

batata doce Reprodução/ pixabay

São ótimos alimentos para diabéticos e para pessoas que possuem colesterol alto. A variedade com polpa laranja contém altas quantidades de betacaroteno. Estudos científicos asseguram que esse nutriente é fundamental para prevenção de câncer de mama e pulmão.

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