Como baixar o nível de colesterol sem tomar remédios?

Por Rodrigo Almeida

Parte da resposta está na alimentação. Mudar alguns hábitos alimentares e deixar de consumir alimentos ricos em gorduras trans é a base de uma dieta cardíaca saudável.

Apesar de a outra parte da mudança estar em fazer atividade física regular, um estudo de 2012 analisou centenas de homens e mulheres e mostrou que mudanças nas rotinas alimentares são capazes de mudar a quantidade de LDL, colesterol ruim, e a quantidade de colesterol total no sangue.

Enquanto exercícios não foram capazes de mudar as duas variáveis, eles são mais efetivos em reduzir quantidade de LDL  presente na corrente sanguínea.

Coma mais gorduras boas

Gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas são boas para mudar baixar o nível de colesterol ruim, LDL. A maioria dos óleos derivados de vegetais, como oliva, canola, girassol e amendoim, contém os dois tipos de gorduras boas. Abacate, nozes, sementes, soja e peixes gordurosos são ótimas fontes também.

Existe um arco-íris de alimentos saudáveis

Frutas e vegetais contêm uma grande quantidade de nutrientes que auxiliam a regular o colesterol alto. Os fitoesteróis são moléculas de gorduras vegetais que disputam com o colesterol para serem absorvidos pelo organismo humano.

Segundo a Cleveland Clinic, estudos demonstram que o consumo de fitoesteróis, esteróis e estanóis podem diminuir em até 14% o nível de LDL no sangue.

Verduras verdes, abóboras e cenouras laranja, tomates e morangos vermelho, ameixas e mirtilos roxos e beterrabas rosa são vegetais que provêm uma quantidade de fibras e nutrientes importante para controlar o colesterol no sangue.

Tome cuidado com o branquinho

Nunca substitua gorduras por açúcar. Prefiras grãos integrais e fuja das farinhas processadas. Prefira arroz selvagem ou integral em vez do branco. Os alimentos com baixo conteúdo de gordura às vezes escondem uma grande quantidade de açúcares, cuidado com os ingredientes terminados em “ose”.

Cuidado com a quantidade de calorias

Todas as gorduras, boas ou ruins, têm nove calorias por grama, ou seja, quase 100 calorias por colher de sopa. Cuidar da ingestão de gorduras tem a ver com a quantidade utilizada.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo