Ceia de Natal: confira estas dicas para servir um jantar saudável

Por Rodrigo Almeida

Fazer dieta em época de ceia de Natal é quase impossível, todos já sabem. No entanto, se a ideia é ter um jantar saudável, escolher melhor a preparação dos pratos pode ser o fator fundamental para não engordar quilinhos indesejados nas festas de fim de ano.

Além escolher alimentos melhores para a ceia, alguns cuidados devem ser tomados para conter os exageros desta época. Pular refeições é uma prática extremamente contraindicada.

Outra dica importante é hidratar com frequência, ainda mais se falando de Brasil, onde o Natal e o Ano Novo são na época mais quente do ano.

Preparamos uma lista com algumas dicas de comidas que podem fazer parte da ceia de natal e Ano Novo. Lembre-se sempre de tomar cuidado com o consumo de álcool, frituras e exageros.

Confira estas dicas de alimentos que podem fazer parte de uma ceia de Natal saudável

  •  Carnes: Dentre as tradicionais carnes, o peru de natal é a mais saudável. No entanto, nutricionistas alertam para a pele, que é a parte mais gordurosa de todas elas. A dica aqui é tira-las.
  • Castanhas e nozes: Um ótimo tira gosto, extremamente nutritivo. Cuidado com as altas calorias das oleaginosas.
  • Rabanada: prefira a receita de forno e não a fritura. Cuidado também com o açúcar refinado, prefira mascavo ou então adoçantes.
  • Frutas: merecem lugar de destaque na ceia de natal. Além de conterem menos calorias que os demais pratos, as frutas podem ser boa opção para uma sobremesa saudável.
  • Saladas e vegetais: acompanhamento ideal para o peru de natal assim como adicionar vegetais salteados aos pratos. Salada de grão-de-bico ou vinagrete de feijão branco são duas boas opções de acompanhamento.
  • Leguminosas: Arroz com lentilha, arroz marroquino, arroz com castanhas ou farofa com castanhas, são todas ótimas opções de proteínas saudáveis e carboidratos. Mas, lembre-se! Escolha só uma delas.
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