Siga estes 7 passos para fortalecer o sistema imunológico

Por Rodrigo Almeida

Uma das coisas que os brasileiros mais estão acostumados é com as mudanças bruscas de temperatura. De repente chega aquela frente fria, a temperatura cai uns 15, 20 graus de um dia pra outro e não demora para pegar um ônibus ou metrô com metade dos passageiros resfriados.

A facilidade com a qual as pessoas se resfriam é preocupante e a resposta pode estar no sistema imunológico delas. Segundo a Federação Espanhola de Nutrição e alimentação Dietética (FESNAD), cuidar da imunidade é a chave para sair ileso de uma forte frente fria ou de doenças oportunistas.

Segundo a doutora Ascención Marcos, uma das melhores maneiras de aumentar as defesas do nosso organismo é mantendo hábitos saudáveis, como a ingesta de alimentos indicados e fazer atividade físicas regularmente.

Estes são os 7 passos para manter a imunidade alta

Consumir alimentos ricos em Zinco, Ferro e Vitamina D

Aqui tem uma gama de alimentos variados. Para a Vitamina C, frutas cítricas e algumas outras que já discutimos aqui.

Para a Vitamina D existem alguns alimentos que podem ajudar, mas a melhor maneira continua sendo a exposição moderada ao sol.

Ferro e Zinco são encontrados em alimentos de origem animal e algumas leguminosas. Prefira peixes, soja, cereais integrais, feijão e lentilhas.

Adicionar mais vitamina B na dieta

Vitaminas do complexo B fortalecem o sistema imunológico e são fundamentais na alimentação. Frutas, verduras leguminosas e alguns produtos de origem anima para a Vitamina B12 devem ser suficientes.

Comer um iogurte ao dia

Ajuda a manter a microbiota intestinal saudável. Alguns remédios destroem a flora intestinal e o iogurte nos ajuda a repor as bactérias boas para o funcionamento do intestino.

Troque o açúcar por mel

O mel é um produto natural, já o açúcar é resultado de processos químicos. Além dessa diferença o mel contém antioxidantes importantes, índice glicêmico menor e mais vitaminas e minerais.

Cebola e alho nas comidas

ceb Reprodução/ Pixabay

A cebola fortalece o sistema imunológico e a alivia a dor de garganta. O alho, por sua vez, é um antibiótico natural e ajuda a combater vírus e bactérias.  No entanto, ele perde algumas de suas propriedades quando aquecido.

Hidrate-se com frequência

Tomar água diariamente já está batido. Por isso, agregue frutas, que contém grande quantidade de água na composição, tome sucos de laranja e limão com frequência e adicione caldos, sopas e infusões à dieta.

Mantenha hábitos higiênicos

higi Reprodução/ Pixabay

Lavar as mãos ao menos seis vezes ao dia, antes e depois das refeições. Não se esqueça de carregar panos para assoar o nariz e de se livrar deles depois de usados.

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