Cuidado com o Colesterol alto! Confira uma lista de 7 alimentos saudáveis ricos em colesterol

Por Rodrigo Almeida

O colesterol é uma gordura essencial para o funcionamento do organismo, ele desempenha um papel importante na produção de hormônios, vitamina D e de bile, fundamental para a digestão de outros tipos de gorduras.

Por anos as pessoas evitam o colesterol porque ele foi ligado a doenças cardiovasculares em alguns estudos, mas pesquisas recentes indicam que a maioria das pessoas não terão problemas ao consumir produtos ricos nesta substância.

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O fígado humano produz todo o colesterol que o organismo precisa para funcionar, afinal, cada uma das células do corpo humano é revestida por uma camada de lipídios. É ele que dá forca e flexibilidade às células.

Apesar disso, isso porque a dieta básica é rica em proteínas animais, os alimentos com a maior concentração da gordura. Leites e derivados, carnes, alguns frutos do mar e os temidos ovos compõem a lista de alimentos saudáveis ricos em colesterol.

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Como aprendemos no ditado popular (ou na aula de química mesmo), água e óleo não se misturam. Portanto, o colesterol precisa de duas substâncias chamadas lipoproteínas para ser transportados pela corrente sanguínea que, pasmem, é uma solução aquosa.

O HDL e LDL são lipoproteínas que se tornaram estrelas mundiais da fisiologia depois que pesquisas apontaram o HDL como o mocinho da síntese do colesterol e o LDL como o vilão, pronto para entupir o coração com gordura.

Isso acontece porque o LDL é responsável por carregar o lipídio pela corrente sanguínea até as células de todo o corpo, por isso ele é bombeado pelo coração para chegar nas extremidades. Quanto maior a quantidade de LDL no sangue, mais chances de entupir as artérias.

Já o HDL faz o inverso, ele retira excesso de colesterol das células e o leva até o fígado para que seja expelido pelo organismo. Para manter um bom nível de HDL é preciso ter uma dieta regulada e equilibrada, reduzindo consumo de alimentos processados.

Confira a lista de alimentos saudáveis ricos em colesterol que devem ser consumidos com cuidado

OVOS

Um super alimento com grande concentração de nutrientes, vitaminas e proteínas , mas que também é rico em colesterol. Os ovos foram considerados o maior vilão quando o assunto era o nível desse lipídio no sangue na última década.  Um ovo grande contém 70% da quantidade diária recomendada para um adulto, 211 mg.

QUEIJO

28 gramas de queijo possui 27 mg gramas de colesterol, ou 9% da quantidade diária. Apesar de conter grandes quantidades, Um estudo de 12 semanas com 162 pessoas mostrou que o consumo de 80 gramas de queijo não foi responsável pelo aumento de LDL no sangue, se comparado com queijos low fat.

FRUTOS DO MAR

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Os frutos do mar são excelentes fontes de proteínas, vitaminas do complexo B, ferro e selênio. No entanto, eles também são ricos em colesterol. 85 gramas de camarão, fornece 166 mg de colesterol, ou 50% da recomendação diária.

CARNE DE GADO

A carne bovina é uma das mais consumidas no Brasil, assim como contém vitaminas e minerais importantes, como vitamina B12, zinco, selênio e ferro. 122gramas são responsáveis por 62 mg de colesterol. Mas, cuidado! Se a carne for de confinamento a quantidade aumenta.

SARDINHA

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A sardinha é extremamente nutritiva, uma fonte confiável de zinco, ferro, selênio, fósforo, cobre, zinco e vitamina E , assim como proteínas e gorduras boas. Elas contêm 44 % da recomendação diária de colesterol. Cada 90 gramas de possui 131 mg.

VÍSCERAS

Coração de galinha e fígado de boi são altamente nutritivos. Entretanto, também possuem muito gordura. Cada 56 gramas contém 105 mg de colesterol e devem ser consumidos com cuidado.

IOGURTE

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Um copo de iogurte de 245 gramas contém 32mg de colesterol. Além disso, esse alimento contém grandes quantidades de proteína, cálcio, fósforo, magnésio zinco e potássio. Pesquisas recentes demonstraram que o iogurte está relacionado com a diminuição da pressão sanguínea, menor riscos de doença do coração e diabetes.

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