Siga estas 6 dicas para evitar a insônia e os problemas digestivos nas festas de fim de ano

Por Rodrigo Almeida

Com a chegada do mês de dezembro é comum que tenhamos que comparecer a eventos de fim de ano: festas de trabalho, jantas familiares, amigos secretos entre outros.

Tanta atividade social acaba se tornando a desculpa perfeita para quebrar os hábitos alimentares e dar lugar aos excessos que podem resultar em quilinhos a mais.

“Há certos hábitos de alimentação que são difíceis de conciliar com o sono, fazem acordar durante a noite e resultam em noites mal dormidas”, assinala a nutricionista Dominique Jury.

Segundo ela, isso pode ser resultado de mudanças de horário nas refeições, consumo excessivo de alimentos de baixa qualidade nutritiva, como alimentos processado e ricos em açúcares e gordura.

“Isso causará que o sistema digestivo funcione mais devagar, sentindo mais acidez, refluxo e mal-estar durante a noite”, aponta.

Por outro lado, o consumo de bebidas alcoólicas, com efeitos diuréticos, aumentará a vontade de ir ao banheiro durante a noite.

Somando isso à quantidade de alimentos ingeridos fica difícil chegar à fase de REM, momento de sono profundo no qual se formam os sonhos e acontece a maior parte do sono reparador.

“O importante é atingir o equilíbrio, não se trata de se restringir às delícias das ceias de fim de ano”, adiciona Jury.

frtu Reprodução/ Pixabay

Confira as 6 recomendações que a nutricionista da Clínica do Sono dá para disfrutar das festas de fim de ano sem medo

  • Programe suas compras: faca uma lista do que realmente é necessário para as festas de fim de ano. Não vá com fome ao supermercado, isso ajudará a comprar itens desnecessários.
  • Não jejue em dias de fartura: se você tem uma festa ou ceia para ir, não economize calorias pulando refeições. Isso aumentará sua fome e ansiedade e fará com que você exceda na dose.
  • Inove nas preparações para o jantar: se você é o anfitrião, tente escolher aperitivos mais saudáveis como grão-de-bico crocante, amendoim com baixo teor de sal, nozes, molhos baixos em gorduras como yougurt, em vez de maionese, e bastões de verdura.
  • Use verduras, vegetais, frutas e nozes para produzir saladas variadas como acompanhamento das proteínas em vez carboidratos ou alimentos fritos.
    foo Reprodução/ Pixabay
  • Aproveite os dias de clima agradável para fazer atividade física e tome muito líquido, água em primeiro lugar.
  • Remova o açúcar da ceia: Prefira alternativas como stevia, sucralose e outros adoçantes de baixo risco.
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